Anúncio: primeiros autores nacionais da Fantasy – Casa da Palavra

Logo Fantasy - Casa da Palavra

Havia anunciado a criação e coordenação do selo Fantasy – Casa da Palavra no post que pode ser lido no link aqui.

No post citado, é explicado minha relação com a editora Leya Brasil, minha chegada à família da editora Casa da Palavra e a ideia da criação do selo voltado à literatura fantástica. Uma ideia que envolve buscar títulos que possam interagir com a atual geração de leitores, unindo conteúdo com poder comercial.

Depois de estrear em uma parceria com os estúdios Disney e adquirir os direitos de dois títulos envolvendo George R.R. Martin como editor: Ruas Estranhas e Wild Cards, agora é o momento de anunciar os primeiros autores nacionais que preenchem a grade desse e do próximo ano.

A seleção de autores da editora leva em consideração a força dos projetos, a visão comercial e também a postura profissional de cada autor, em um histórico mantido no banco de dados online da editora, avaliado em reuniões com toda equipe editorial.

Por ordem alfabética, são eles:

Affonso Solano

affonso

Affonso Solano trabalhou como ilustrador, storyboarder e animador para empresas como TV Globo, TV Record e agências de publicidades. É colunista do site Tech Tudo e criador do site Matando Robôs Gigantes, um dos podcasts mais famosos da web brasileira, hoje incorporado ao grupo Jovem Nerd.

Apesar de já ter escutado Affonso em participações nos podcasts Jovem Nerd, Rapaduracast e no próprio MRG, nunca havíamos trocado uma palavra até me deparar com textos muito bons de sua coluna no Tech Tudo, como esse envolvendo o cenário de Fallout.

Fã de narrativas como as de R.A. Salvatore e Robert Howard, até as antigas aventuras escritas por Steve Jackson e Ian Livingstone, Solano finaliza um romance de fantasia de estreia de conteúdo muito interessante, utilizando a voz encontrada em seus textos para dar sua própria visão ao gênero “Espada & Feitiçaria”.

Carolina Munhóz

carol

Jornalista por formação e membro do Potterish, um dos maios sites sobre Harry Potter do mundo, Carolina Munhóz foi destaque da revista Época ao lado das escritoras Cassandra Claire e Alexandra Ardonetto.

Sua relação com a Leya já ocorre há tempos, desde seus primeiros contatos com a holding em sua passagem pela Europa anos atrás. Após vencer o Prêmio Jovem 2011 para escritores, já havia entrado na mira da Leya Brasil, que me manifestou a vontade de trabalhar com a autora no futuro, caso houvesse oportunidade.

Ao causar a mesma impressão em Martha Ribas, editora-chefe da Casa da Palavra, começou a nascer sua transferência para a casa.

O romance “O Inverno das Fadas” impressionou pela premissa forte e a relação envolvendo a cultura pop e a morte de celebridades e, mesmo por já ter sido escrito ao longo de todo o ano passado, se tornou o primeiro romance de autores nacionais a ficar pronto.

O lançamento atualmente está marcado para julho desse ano e a capa pode ser escolhida pelos leitores através da página do Submarino nesse link aqui.

Fábio M. Barreto

Fabiobarreto

A primeira vez que vi sobre Fábio Barreto foi lendo seus artigos na revista Sci-Fi News, onde o confundi a princípio com o cineasta brasileiro, como centenas de outras pessoas. Entretanto, Fábio Barreto é correspondente internacional em Los Angeles, nerd de carteirinha e especialista em ficção científica.

Entrevistou dezenas de grandes nomes da indústria, de Neil Gaiman a J.J. Abrams e foi responsável pela criação da Jedi Con e do SOS Hollywood.

Já havia escutado seus comentários inteligentes no Rapaduracast, mas, assim como com Solano, curiosamente nunca havíamos trocado uma palavra até eu dar-lhe a notícia da aprovação de seu primeiro romance e posteriormente encontrá-lo em Los Angeles nesse ano.

Atualmente finaliza o romance “Filhos do Fim do Mundo”, que também se tornou curta-metragem, e apresenta uma visão bem própria e original do apocalipse.

Leonel Caldela

leonel

Leonel Caldela já é um nome bem conhecido do público dedicado ao RPG.

Autor de cinco livros, dois deles bastante autorais, é um escritor que sempre contou com a minha confiança e a de Eduardo Spohr por nos evocar o melhor da literatura de Bernard Cornwell.

Também escreve, traduz e edita livros de RPG, além de escrever matérias e co-editar a revista Dragon Slayer.

Sua maior qualidade envolve dar uma visão mais adulta a temas de literatura fantástica tradicionalmente mais juvenis.

Feira do Livro de Ribeirão Preto – 03/06

584663981

Folha Metropolitana

Matéria do Folha Metropolitana sobre minha passagem pela Feira de Guarulhos.

Link original aqui.

Enjoy.

***

SALÃO DO LIVRO


João Machado

Rafael Draccon traz literatura fantástica para Salão do Livro
Draccon contou que decidiu trabalhar com cinema criança, com 6 anos, após assistir um filme do Bruce Lee
Rafael Draccon traz literatura fantástica para Salão do Livro
Juliana Aguiar Carneiro

O roteirista e escritor de literatura fantástica Rafael Draccon esteve na tarde de ontem na 3ª edição do Salão do Livro de Guarulhos. Os fãs aproveitaram a oportunidade para discutir livros, roteiros, séries e participar de uma tarde de autógrafos.

Draccon contou que decidiu trabalhar com cinema criança, com 6 anos, após assistir um filme do Bruce Lee. De acordo com ele, a admiração pelo ídolo fez com que ele buscasse as mesmas qualidades Lee.

“Depois de assistir o filme eu decidi que seria igual ao Bruce Lee. Demorou 20 anos para eu conquistar as mesmas qualidades, mas hoje sou escritor, trabalho com cinema e também sou faixa preta”, disse.

Draccon também contou que adquiriu o hábito da leitura jovem e que seus autores prediletos eram Monteiro Lobato, Pedro Bandeiro e Maurício de Souza, mas foi na adolescência que ele descobriu a literatura fantástica.

“Apenas na adolescência que eu passei a ler livros de literatura fantástica, como o ‘Senhor dos Anéis’ e ‘As crônicas de Nárnia’. Esses clássicos são importantes à formação de um leitor, porque envolvem o jovem em uma magia, que o mesmo começa a gostar de ler.”

Rafael escreveu o primeiro romance da série de literatura fantástica: ‘Dragões de Éter’ , durante a faculdade. Ele afirmou que rapidamente o livro atingiu o 1º lugar no site Submarino. “Eu queria resgatar uma história que a minha geração viveu, assistindo o desenho ‘A Caverna do Dragão’.”

Quinta edição do ‘Guerra dos Tronos’ chega ao Brasil no próximo mês

Responsável por trazer ao Brasil a obra ‘Guerra dos Tronos’, do autor George R.R. Martin, Rafael Draccon garantiu ontem que a quinta edição do livro chega às livrarias de todo o País no próximo mês.

“Fui o responsável em trazer o livro ao Brasil, antes ninguém conhecia o autor. Insisti na minha editora para que o livro fosse publicado. O autor demorou cinco anos para escrever a última edição. Agora existe uma pressão dos leitores para que ele escreve mais rápido as próximas edições, que vai até a sétima”, disse.

‘A Guerra dos Tronos’ narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos.

Feira de Guarulhos/SP nesse domingo/13

Galera de São Paulo, relembrando que nesse domingo estarei na Feira do Livro de Guarulhos para debate, conversa com o público e autógrafos.

Os detalhes estão abaixo.

Sejam bem-vindos!

***

SALÃO DO LIVRO DE GUARULHOS – SP

Quando: 13/05 (domingo), às 15:00 às 16:00 hs.

Onde: Avenida/Rua Odair Santanelli – Cecap

O que: Bate-papo no “Fique Ligado” e sessão de autógrafos.

Entrada: Franca.

Matéria – Jornal A Tarde

Matéria do Jornal A Tarde, de Salvador, sobre Guerra dos Tronos, citando a mim, Pascoal Soto, editor-chefe da Leya BR, e uma geração de leitores fanáticos.

Para melhor visualização, basta clicar na imagem.

Enjoy.

materia GdT

Clube do Livro Saraiva 2012

Post muito bacana e sincero do escritor Marcelo Amaral, autor do livro Palladinum, comentando sobre o evento sábado passado, ao meu lado e de Luís Eduardo Matta.

O Clube do Livro Saraiva é comandado uma vez por mês pelo fenômeno de comunicação e mediadora de Lauren Kate na Bienal do RJ, Frini Georgakopoulos, na Saraiva do Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Clube do Livro com Draccon, LEM e Eu! Saiba Como Foi.

Sábado passado, dia 28/04, foi um dia bem especial para mim, pois foi a primeira vez que falei para uma plateia como escritor, um mês após o lançamento do Palladinum, meu primeiro livro.

Por si só, isto já seria motivo de certo nervosismo de minha parte. Contudo, minha estréia se deu ao lado de duas feras da literatura nacional: Raphael DracconLuís Eduardo Matta, o LEM, que foram os responsáveis por arrastar uma multidão para o evento. Ou seja, minha ansiedade era grande! O__o

Quando a Frini me convidou para esse Clube do Livro, ela me explicou que queria justamente mostrar as visões de quem já atua há muito tempo e a de quem acabou de entrar no mercado editorial. O resultado foi um bate-papo muito rico, onde três experiências diferentes foram passadas ao público presente. Um público, aliás, que interagiu muito, com perguntas inteligentes, inclusive de vários aspirantes a escritores.

O resultado desse encontro, segundo a própria Frini, foi o maior público de todos os Clubes do Livro, junto com o do André Vianco, nosso mestre da literatura de terror nacional.

Para mim foi uma experiência fantástica estar ali, vendo a cativante sinergia que existe entre o Draccon e o LEM, e me deixando contaminar por ela, de modo que meu nervosismo ficou de lado. A todo momento, durante a palestra, recebi palavras de incentivo do Draccon, e para mim isso foi muito importante. Me senti acolhido por esses dois escritores, a quem admiro cada vez mais, a cada novo encontro.

E o que dizer da Frini? Ela nos deixa à vontade, ela é divertida, um fenômeno. Alguém dá um programa pra ela na TV, por favor!!!

Mas a melhor parte foi ouvir, ao final do bate-papo – enquanto o Draccon era merecidamente assediado por uma fila com dezenas de fãs –, o feedback das pessoas que já leram Palladinum. Seja o menino de dez que amou essa aventura e agora quer escrever seu próprio livro; seja do senhor de sessenta, também um contador de histórias, que está se divertindo muito com o livro que ganhou da filha (ficou me contando as passagens que mais gostou dando muita risada); seja de uma jovem que terminou agora seu mestrado e, habituada a ler rápido, devorou as 460 páginas do livro em um só dia. Ela amou o livro e já me cobrou a continuação!

Tudo nesse dia foi perfeito. Sou muito grato aos envolvidos e principalmente à todos que compareceram.

Ah, no final, claro que eu fui também pegar meu autógrafo do Draccon!!! Pena que não levei o Box completo, pois eu já saí de casa todo carregado! Ele assinou com uma dedicatória que me deixou emocionado:

Autógrafo Draccon

Encerro o post com uma galeria de fotos. Peço às pessoas que foram ao evento que me mandem suas fotos, vídeos e links de postagens em blogs com suas impressões desse último CdL. Postarei tudo aqui!

Em breve pretendo publicar um vídeo do evento, gravado pelos amigos Rafael, Vivi e Spina.

Um abraço,
Marcelo Amaral.

Impressões de quem esteve lá:

Post do Blog Hachiikko’sDragões de Éter, Palladinum, As Bem Resolvidas – Uma tarde de aprendizado

Post do Blog Murmúrios PessoaisBate-papo animado no Clube do Livro Saraiva com a presença de Raphael Draccon, Marcelo Amaral e Luis Eduardo Matta

Post do Blog No Meu MundoClube do Livro Saraiva – Brasileiros na Literatura Jovem