Concurso Cultural Dragões de Éter

Há algum tempo, leitores de “Dragões de Éter” começaram a criar suas próprias versões de histórias no universo de Nova Ether.

Popularmente, esse tipo de narrativa em que um leitor se baseia no universo de um autor para escrever suas próprias narrativas possui o termo fan fiction (ficção de fã).

Logo, os próprios leitores começaram a me cobrar uma espécie de “concurso” entre essas fanfics. Depois de ficar em dívida por um tempo, consegui enfim organizar algumas regras e geramos uma espécie de concurso cultural, que irá influenciar o próprio universo oficial de Nova Ether.

Recentemente, Fernanda Assis, do Viagem Literária, umas das 4 pessoas da blogosfera literária que convoquei para selecionar os textos, escreveu um post reproduzindo toda essa ideia e com as regras que havia escrito.

O post está reproduzido abaixo.

Qualquer pessoa pode participar seguindo as regras, e espero que possamos juntos continuar nossas histórias.

Sonhem conosco.

***

Concurso Cultural Dragões de Éter

>> quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oi galera!

Bom, o post de hoje é um convite e uma informação. Praticamente todos já ouviram falar de Dragões de Éter do autor Raphael Draccon. Os livros fizeram tanto sucesso que já tem até gente criando fanfics, pra quem não sabe fanfics são estórias criadas pelos fãs que não fazem parte do enredo oficial do livro, aí o pessoal inventa outras estórias com as personagens e até acrescenta outros.
Os leitores escritores de fanfics sobre Nova Ether há algum tempo haviam cobrado do Raphael um concurso entre eles, então ele resolveu criar as regras pro pessoal poder participar. Confiram abaixo as regras:
1º CONCURSO DE CONTOS
REGULAMENTO

INSCRIÇÃO
1. Podem concorrer quaisquer pessoas, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa;
2. Os trabalhos não precisam ser inéditos e a temática é livre. A única exigência é que o cenário se passe em Nova Ether;

3. Cada pessoa pode participar quantas vezes quiser e não é necessário o uso de pseudônimos;
4. Os personagens utilizados podem ser originais ou da cronologia oficial do cenário;
5. O limite de cada conto fica em aproximadamente 6 a 7 páginas, dentro de 8 mil caracteres (sem espaços);

6. Para participar, os contos devem ser publicados em algum blog (quem não tem blog vai poder publicar no Nerd Escritor). O link dessa postagem deve ser colocado no tópico relacionado a isso na comunidade “Dragões de Éter” do Orkut;
7. As inscrições são gratuitas.

SELEÇÃO
1. Os resultados serão divulgados no dia 10 de abril de 2011;
2. Cada Comissão Julgadora será composta por 4 (quatro) nomes ligados à blogosfera literária, que selecionarão três finalistas;

3. Os três contos mais votados serão avaliados pelo autor do cenário, Raphael Draccon, que selecionará um vencedor;
4. As decisões das Comissões Julgadoras são irrecorríveis;
5. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.

PREMIAÇÃO
1. Os três finalistas terão uma videoconferência por skype com o autor Raphael Draccon, que ressaltará os pontos mais fracos e fortes de cada texto e escutará suas ideias e sugestões sobre o universo de Dragões de Éter;

2. Os 3 contos finalistas serão publicados no site de “Dragões de Éter”;
3. O personagem João Hanson, na cronologia oficial da história, no futuro se torna mentor de um escudeiro. Os membros da comunidade de “Dragões de Éter” irão criar toda a história desse personagem escudeiro. O vencedor do concurso será o moderador dessa construção, que dará a palavra final às sugestões;
4. Esse personagem terá uma autoria coletiva e será incluído na cronologia oficial de  Nova Ether.
Legal né gente!?  Então, se você é doido por Nova Ether e tem na cabeça umas estórias com os personagens, não perde tempo e vai logo relendo as regras pra poder participar e não ficar de fora do concurso. =D

Ok Ítalo, obrigado pela informação, mas onde o blog entra nisso tudo?


Vocês viram que vai ter uma Comissão Julgadora, e a nossa querida Nanda vai ser um dos quatro jurados. \o/ . Que honra não?! Ela aceitou na hora, rá, estamos falando da Nanda! (rs) Os outros membros da Comissão Julgadora são:


* Raquel Santos a Kate do Conversando com Dragões.
* Laila Ribeiro do Sobre Livros.
* Gabriel Gunslinger do O Nerd Escritor.


Então é isso gente, espero que vocês participem e tenham muita sorte no concurso. Caso você não vá participar, mas quer dá uma olhada nas fanfics, acesse a comunidade de Dragões de Éter no Orkut, acesse aqui.


Espero que tenham gostado da dica. Mais uma vez BOA SORTE.

“Círculos de Chuva” no Divagações

E depois de “Caçadores de Bruxas” e “Corações de Neve“, a Bizinha dessa vez postou a resenha de “Círculos de Chuva” no Divagações.

Link original aqui.

Enjoy.

***

“Dragões de Éter – Círculos de Chuva” de Raphael Draccon

.o O o.
Dragões de Éter – Círculos de Chuva
Raphael Draccon

DRACCON, Raphael. Dragões de Éter. Círculos de Chuva. 1. ed. São Paulo: Leya. 2010. 534 p.

SOBRE O AUTOR

Raphael Draccon é roteirista profissional e autor de literatura fantástica contemporânea, ficção de horror e romances sobrenaturais. É o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo, e roteirista premiado pela American Screenwriter Association.

SOBRE O LIVRO
Um menino escala uma árvore. Uma árvore tão grande que liga a terra ao céu. Uma árvore que não deveria ser escalada. E com esse simples ato, o menino Jack, com apenas 9 anos, força o jovem Rei Anísio a tomar uma dura decisão: iniciar ou não a Primeira Guerra Mundial de Nova Éther.
Mas como a vida não se baseia em um único fato, o livro também nos mostra que a iminência de guerra afeta a vida das pessoas, sim, mas nem por isso muda seus objetivos. Anísio e Branca estão, claramente, envolvidos na Guerra, buscando estratégias e alianças que permitam a vitória e também a proteção do reino de Arzalum. Axel vai a terras que nem sabe se existem realmente buscar sua noiva prometida e celebrar uma união que é mais que um simples casamento. Ariane persiste em seu aprendizado nas artes mágicas e descobre ser mais capaz do que imaginaria. João tenta resistir ao treinamento de cavaleiro e a outras tentações que sua noiva prometida nem quer imaginar existir. Maria tenta remendar seu coração partido e tocar a vida, cuidando de sua mãe e de seus alunos. Snail segue com seus órfãos para libertar um prisioneiro que os levará ao maior tesouro já existente, enquanto Liriel tenta manter a humanidade que ainda resta nele.
Como já era esperado, Raphael Draccon nos entrega um livro que é impossível de deixar de lado e que surpreende a cada página virada: seja por um rumo inesperado que a história toma, seja por nos deixar embasbacados com sua capacidade de entrelaçar as histórias, seja por saber utilizar consequências de atos simples para mudar o rumo da história, seja pela releitura de personagens que marcaram a infância de muitos.
Um livro com direito a risadas, lágrimas, reflexões, cenas de batalha, cenas de amores. Um livro que agradará diversos públicos. Em minha singela opinião, só não é melhor por ser o último da trilogia que conseguiu conquistar um lugar especial tanto na estante, quanto nas lembranças de quem a leu.
Uma trilogia que deixará saudades. Mas se a saudade bater, basta alcançar os livros mais uma vez na estante e reiniciar o círculo.
FRASES
“- Como pode um conto de fadas terminar mal, professor? [...]
- Nenhum conto de fadas termina mal, senhorita Hanson. Se atualmente não está bem, é porque ainda não chegou ao fim.” p.26
“- Você não vai se arrepender disso no futuro…
- Eu já estou arrependido. Não há como me arrepender disso no futuro…” p.208
“- Nunca sei quando está sendo audacioso ou estúpido no campo de batalha. – O anão escarrou no chão, quando a chuva começou a molhar o corpo aumentando o estalar das gotas se chocando no solo árido. – Ao menos prefiro batalhar ao seu lado no dia de hoje, do que no da última vez…
- Ainda que estejamos desta vez diante de gigantes?
- Ao menos desta vez está vestido…” p.507

Novo site no ar

site-dragoes-de-eter

Está no ar o novo site da série “Dragões de Éter”.

Na nova home page é possível se ter uma bonita visão panorâmica do Reino de Arzallum, com Axel Branford em cima da Catedral em três momentos distintos, que acompanham a capa dos três livros.

Também é possível conferir informações adicionais, um guia de leitura, vídeos e até mesmo arte dos fãs.

Para acessá-lo, só clicar em: http://www.dragoesdeeter.com.br/

Sonhem conosco.

“Dragões de Éter” no Traças & Cia.

Resenha da Ana para o Traças & Cia.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Resenha -Dragões de Éter – Caçadores de bruxas

postado por Cris Oliveira at Domingo, Fevereiro 06, 2011
Sinopse:
Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer…
Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo marcado com magia negra.
Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real.
E mudará o mundo.
Minha opinião:
Ora, se tem um responsável (ou melhor … dois!) pelo fato de eu gostar tanto de ler .. os culpados podem ser nomeados de meus pais.
Acho que, desde que me entendo por gente, eu leio … meu pai que o diga, afinal, ele tem alguns livros devidamente “autografados” … enfim, vamos prosseguir.
Assim, como eu ia dizendo, tenho dois responsáveis em me conduzir ao universo da leitura, e o fato é que, cresci ouvindo as histórias antigas de contos de fadas, as tradicionais e não os novos desenhos da Disney (amo também!). E ainda temos aqueles livros (mais velhos que eu!) de contos de fadas … e ainda por cima, ilustrados! Eles são incríveis.
E tudo isso por quê?? Ok, então agora vamos a resenha propriamente dita …
Quem é que, de uma forma ou outra, já não leu ou assistiu a um teatro ou filme ou esquete, ou algo do gênero que não fosse baseado nas estórias de nossa infância?
Pois é … vou dizer que me senti lá de novo … claro que com mais ação, afinal de contas Raphael Draccon foi simplesmente genial na narrativa deste livro !
Lá estão todos eles de novo, os personagens das minhas estórias de infância evoluíram, e agora eu estou lendo algo como que o “behind the cenes” dos filmes … ou seja, os bastidores da vida “real” dos contos de fada. Foi assim que eu me senti lendo este livro. E eu A-D-O-R-E-I !
Ele conseguiu entremear diversos contos diferentes e fazer deles uma coisa só, e sem perder nada, sem deixar nada de fora, e colocando sempre uma explicação bacana para algumas coisas inexplicáveis.
Do meu ponto de vista, Raphael Draccon foi genial !
Para quem quer revisitar as memórias de infância, agora atualizadas, recomendo!
Bjs e boa leitura.
Ana, Adorei a resenha e me empolguei ainda mais. Obrigada, querida
beijos!

“Dragões de Éter” no Restaurante da Mente

Resenha escrita por Thyeri Bione para o Restaurante da Mente.

Link original aqui.

Enjoy.

***

[Resenha] Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas

por Thyeri Bione às 10:17

Coleção: Dragões de Éter
Volume: 2
Autor: Raphael Draccon
Editora: LEYA BRASIL
Número de páginas: 438



Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer… Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo marcado com magia negra. Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real.

Diferente de tudo o que já li. Ou será que é igual…? Parecido, então? Não, definitivamente, diferente.

Eu estava bastante ansioso para ler esse livro, depois que li A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr [resenha, aqui], eu descobrir um mundo de autores brasileiros na literatura fantástica, e Raphael Draccon é um deles. Um autor que mistura numa história de fantasia, alguns clássicos dos contos de fadas, e temas da cultura pop… e a forma como ele mistura é que torna a obra única, diferente.
No começo eu estranhei MUITO a narrativa, pois o narrador conversa com o leitor, afinal ele é um contador de histórias, e como todo diálogo, a linha temporal da narrativa não é retilínea. Tenho que admitir que no começo eu quase queria matar o contador de histórias, com suas “intromissões” entre os diálogos dos personagens, sua fala indo e voltando no tempo, e que no início da história, parecia que eu estava lendo um livro bem infantil, cheguei ao ponto de pensar em desistir do livro (!!!!). Mas sabe aquela história que você está pensando em desistir, que você está vendo que não vai lhe acrescentar em nada, mas que você não consegue parar de ler? Bem, esse foi o caso, ou quase isso.
O “quase”, é porque eu estava enganado com o “não vai me acrescentar nada”, pois na verdade a narrativa traz muita reflexão, sobre a perda de entes queridos; sobre o bem e o mal e suas diferentes perspectivas; sobre nossas escolhas, e suas conseqüências; dentre outras coisas. E depois que me acostumei com a narrativa, e passei a gostar dela, e muito, não consegui parar de ler o livro.

Uma coisa que gostei muito no livro, é um conceito que eu sempre penso, que vi em algum lugar (não lembro se foi em outro livro, ou em um filme), e que o autor nos mostra na temática do livro: Uma história, que lemos ou ouvimos, ou vemos, é apenas um fragmento de um todo, ela, na verdade, começou antes e terminará depois de nós a lermos/vermos/ouvirmos. O que aconteceu com nossos queridos personagens dos contos de lemos quando éramos crianças? Suas histórias terminaram ali naquele ‘felizes para sempre’, ou eles tiveram novas alegrias, ou surgiram traumas dos eventos por eles vividos? Isso fica em nossa imaginação. E toma vida em Nova Ether…

Um livro muito bom, que lhe apresenta personagens que você acha que já conhecia, como Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, e que vale muito a pena ser lido.

“Dragões de Éter” no Minha Vida Vampira

Resenha da Vick para o Minha Vida Vampira.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Resenha:Caçadores de Bruxas de Raphael Draccon

Caçadores de Bruxas – Raphael Draccon

Ok,primeiro devo dizer que o modo que a historia é narrada é inteiramente cativante.Sério,Draccon conseguiu pegar a verdadeira essência de um bardo e introduzir a si para se parecer com um.E se deu certo?Ah se deu!A narrativa e o enredo são fascinante se não mais que cativantes,mas não é isso que devo fazer aqui,não enrolar elogiando a obra e sim resenha-la.
Ok,”E um lobo lhe devorou a avó”.Primeiro,quem com um começo desse não ficaria curioso?Ok,ai ele vai contar a historia de Ariane que foi para casa de sua avó que mora no meio da floresta,e que um lobo faminto a matou,um herói o caçador Albrook(ela não sabia o nome dele,obvio) apareceu no momento certo e o matou.O sangue da avó morta e do lobo manchará seu capuz branco e é daí que veio a chapeuzinho vermelho.
Próximo ponto.O Majestade.Esse lugar é um lugar importante e vai fazer com que muita coisa vire uma bagunça,guarde minhas palavras.
Ok. A historia de João e Maria Hanson é realmente incrível.Eles vendiam os doces para sua mãe e um dia se perderam na floresta e se depararam com uma casa de doces,eles acabaram por lambe-la,sentir o cheiro e tudo possível,mas quando viram uma senhora sentiram-se culpados.Mal sabia eles que a casa era feita de barro,palha e todas essas coisas e que ficariam presos até um dia fugirem,coisa que aconteceu quando Maria jogou a velha bruxa no caldeirão fervendo.
Voltando,vou explicar sobre a realeza,pois esse é o momento.Primo Branford é um Rei exemplar(e sim com R maisculo,como sabem,sou um pouco feminista) se não perfeito.Ele não era nobre quando virou rei e sim um homem humilde que viera da plebe.Ele teve dois filhos com a rainha Terra,e estes foram Anísio o herdeiro do trono (que tinha “cara de homem”) e tinha bastante jeito com os nobres e Axel(que tinha “cara de bebe”)que era o principe da peble.
Vamos aos piratas.Jamil,Coração-de-Crocodilo.O nome é simples ele é filho do James Gancho e quando o pai já estava velho demais e seus piratas iriam jogá-lo para o crocodilo que viera de uma terra chamada Nunca ele se revelou e lutou com o crocodilo pegando seu coração.Ele é um pirata muito poderoso e impulsivo,mas isso não vem ao caso.
Snail Galford terá um papel bastante importante na historia,pois além de quando for roubar uma joia encontrar outro ladrão,ajudará o rei e enganará Jamil,mas não é esse o momento certo para falar sobre ele.

Ok,falei dos personagens então vamos á historia.Tudo corria em paz,tudo de bom e talz até o ataque de Jamil á cidade,coisa que aconteceu logo que o principe Axel partiu com Muralha(seu guarda costas troll,que anda em um mamute de guerra) para procurar Anisio nas Sete Montanhas.

Tudo de bom essa historia!Recomendo muito mesmo.Vá na livraria mais proxima e adquira o seu livro.

Novo Post

cavernas-e-dragoes

batman

Está no ar desde anteontem o novo post da coluna “Cavernas & Dragões”, no Sedentario & Hiperativo:

Heróis por Nascimento; ou onde você pode conhecer outros super-heróis brasileiros…

Para quem não viu e quiser acessar, só clicar aqui.

Enjoy.

Nova Promoção de Dragões de Éter no Submarino

21868105

E o Submarino colocou hoje a trilogia de “Dragões de Éter” em desconto. Eles reduziram o box com os três livros de R$134,70 para R$99.

Quem quiser conferir, segue o link da promoção aqui.

Sonhem conosco.