Rio de Janeiro – Lançamento de “Fios de Prata – Reconstruindo Sandman”

econvite-FIOS-DE-PRATA-Saraiva

LANÇAMENTO DE “FIOS DE PRATA – RECONSTRUINDO SANDMAN” – RJ

Quando: 05/09 (quarta), às 19 hs.

Onde: Saraiva do shopping Rio Sul – RJ

O que: Lançamento de “Fios de Prata – Reconstruindo Sandman” e autógrafos de livros.

Entrada: Franca.

Revista Isto É: Na Trilha da Fantasia

Matéria da Revista Isto É, da semana passada.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Na trilha da fantasia

Escritores brasileiros seguem os passos de autores internacionais do gênero e emplacam os seus livros entre os mais vendidos no País

Marcos Diego Nogueira

chamada.jpg
Raphael Draccon
Obra mais recente ”Dragões de Éter” 5 títulos lançados Gênero Medieval

Não existe nada em comum entre vampiros, anjos, dragões e fadas. Esses personagens e seres imaginários, no entanto, são agrupados pelo mercado editorial no filão mais rentável dos dias de hoje: o da literatura fantástica, ou simplesmente “fantasy”, que reúne autores como J.R.R. Tolkien, de “O Senhor dos Anéis”, George R.R. Martin, de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, e J.K. Rowling, de “Harry Potter”. No Brasil, o gênero já tem seus seguidores, com três autores na lista dos dez livros nacionais mais vendidos: os cariocas Raphael Draccon, autor de “Dragões de Éter”, e Eduardo Spohr, de “Filhos do Éden” (na segunda e quarta posições, respectivamente), e o paulista André Vianco, com “O Caminho do Poço das Lágrimas” (o sétimo do ranking). Novata na turma, a paulista Carolina Munhóz vendeu em menos de um mês sete mil exemplares de seu romance “O Inverno das Fadas”. “Demorou um pouco para que essa produção literária se desenvolvesse aqui, mas agora deslanchou de vez”, diz Pascoal Soto, diretor da Editora Leya, que lança os livros de Draccon.

01.jpg

“Essa nova geração tem um desejo forte de contar histórias significativas e não simplesmente exercitar um estilo consagrado.”
O sucesso das histórias fantásticas é favorecido por um hábito dos fãs: eles gostam de se encontrar e discutir os autores favoritos. Draccon, por exemplo, acredita que seu sucesso se deu pelas redes sociais: “O boca a boca começou nas comunidades do Orkut. Sem ter dado uma entrevista sequer eu já estava entre os três autores mais vendidos da minha editora.” No mês que vem, pelo menos cinco novos au­tores do gênero chegarão às livrarias.

O mercado internacional, claro, está de olho neles. Draccon já saiu em Portugal e “Filhos do Éden”, de Spohr, foi traduzido para o holandês e os outros títulos estão na mira dos selos de fora. É a fantasia tipo exportação.

Fios de Prata – Reconstruindo Sandman no “Só Mais Um…”

E saiu a primeira resenha de “Fios de Prata – Reconstruindo Sandman“, feita pela Denise Flaibam para o Só Mais Um…

Link original aqui.

Para quem se interessar e quiser adquirir o livro por compra online, o Submarino já o disponibilizou nesse link.

Enjoy.

***

Capa Fios de Prata

Só mais um capítulo: Fios de Prata

Título: Fios de Prata – Reconstruindo Sandman
Autor: Raphael Draccon
Editora: LeYa

“Tu inspiraste Rowling, e foi nas terras de Morpheus que se moldou Hogwarts. Tu inspiraste Tolkien, e foi nas terras de Phantasos que se anexaram as extensões de Terra-Média. Tu inspiraste Lovecraft e em minhas terras se fixou Miskatonic. Então eu te pergunto com sinceridade, anjo: até onde vai tua vontade de ser coadjuvante em um mundo de formas e pensamentos?”

Vamos lá. Com todo o amor do meu coração falarei sobre Fios de Prata. Por quê? Você pode ter ficado curioso. Mas a resposta é bem simples… Primeiramente porque eu sou fã assídua dos livros do Draccon. Sem exageros nem surtos, com a total sinceridade da minha alma, desde que descobri Dragões de Éter (thanks mom) me tornei uma grande fã daquele homem. Ele foi um grande influenciador na minha escrita, aliás. Acredito que foi graças ao Raphael Draccon que o meu livro melhorou muito do que estava no rascunho original:obrigada Raphael!

Seja por sua escrita, pela sua incrível capacidade de criar uma história envolvente e marcante, seja simplesmente por ele ser aquele ser humano simpático e atencioso que é.

Sim, quando eu sou fangirl fica bem notável. Vocês ainda não me viram resenhando sobre Dragões de Éter, esperem só.

Chega agora não é? Vamos para a resenha.

Eu li o livro em um dia, coloco tal fato para seu conhecimento. Eu comecei na inocência de que talvez levasse uns dois ou três dias (minha média normal para leituras) e acabei na mesma segunda em que o havia começado. Porque não conseguia largar aquela obra. Porque a história é tão envolvente, tão maravilhosa e bem narrada que desafio alguém a não gostar! E eu tenho um exército, não goste e venha se entender comigo!

A forma como Draccon narra a história é totalmente diferente daquela usada em Dragões de Éter, e nem por isso deixa de funcionar bem. Funciona muitíssimo bem! Somos entregues a uma aventura de tirar o fôlego; temos romance, mistério e uma guerra envolvendo sete bilhões de sonhadores. Temos a construção dos personagens marcantes, destaque para o Mikael, ou Allejo (como todos o chamam no livro).
O protagonista é um verdadeiro herói. Atormentado por estranhos pesadelos, que, aliás, conectam o personagem ao seu desenrolar no outro plano, Mikael é um personagem que cresce muito. De um jogador super famoso de futebol, ele descobre ser alguém muito além disso. No Sonhar, ele é o alguém. Tem garra, descontração e determinação suficiente para levá-lo até o inferno pela mulher amada. “Por você eu iria até o inferno, Ariana!”. Ah, como não se apaixonar por uma fala dessas?

Sua mulher amada é, aliás, uma outra personagem incrível; Ariana é ginasta, garota sulista¹, com todo aquele jeito característico de falar (impossível não se imaginar o sotaque enquanto se lê suas falas). É forte e decidida, com argumentações marcantes e realistas. Ela é, em minha opinião, aquela que ajuda o famoso e arrebatador Mikael a se manter mais próximo da realidade.

O romance é muito bonito e nada forçado. Flui bem e em determinado momento você está chorando por causa daqueles dois. Eu chorei, Carolina Munhóz² tinha alertado.

Além deles, é claro, encontramos outras figuras extremamente marcantes, como os três deuses, filhos de Hypnos, que controlam o Sonhar. Destaque para Phobetor; contenho os spoilers, mas desejei profundamente vê-lo chutado para o quinto dos infernos. Temos também Madelein, a senhora dos Sonhos Despertos, aquela que inspirou artistas grandiosos da história da humanidade – uma figura imponente com grande destaque na trama. E tantos outros que podiam ser citados, mas que me detenho para não acabar transformando essa resenha num livro.

Draccon nos guia desde a realidade com seu jogador de futebol e ginasta famosíssimos até um mundo onde deuses batalham pelo poder, mistérios se desenrolam em surpresas ricas e surpreendentes; onde, envolvendo todo um mundo de sonhadores, uma guerra pelo trono do Sonhar é descrita fantasticamente.

Nota:  

¹ – Eduarda, a gaúcha da equipe, aprova isto tchê!² – Autora de O Inverno das Fadas, resenha em breve aqui no blog.
P.S.: Segue abaixo uma foto minha e das minhas amigas (somos stalkers adoráveis) com o querido Raphael!
Da esquerda para a direita: Mariana, Raquel, Raphael Draccon, Denise (eu!) e Ana Beatriz.

Bienal SP & Tour Alyson Noël – Campinas & São Paulo [atualizado]

Galera, segue minha agenda para me encontrar ao longo dessa e da outra semana.

Para os que puderem estar conosco na Bienal de SP, teremos a presença de um pedaço de Nova Ether no estande mais uma vez, além do lançamento de Fios de Prata – Reconstruindo Sandman.

Para os que não puderem, haverá uma segunda chance na semana seguinte, na tour com a autora Alyson Noël.

Seguem as informações:

***

SARAIVA CAMPINAS

Quando: 10/08 (sexta), às 19 hs.

Onde: Saraiva do shopping Iguatemi – Campinas

O que: Lançamento de “O Inverno das Fadas“, de Carolina Munhóz. Farei a mediação dela com o público. Nesse dia infelizmente ainda NÃO haverá exemplares de “Fios de Prata – Reconstruindo Sandman“, mas podem levar seus Dragões de Éter à vontade.

Entrada: Franca.

***

BIENAL SP

Quando: 11/08 (sábado), às 16:00 hs no Submarino para presença dos personagens e 18:00 hs na Leya, na H80.

Onde: Bienal de SP – Anhembi

O que: Encontro com a presença dos personagens e lançamento e autógrafos de Fios de Prata – Reconstruindo Sandman.

***

[ATUALIZADO]

BIENAL SP

Quando: 18/08 (sábado), a partir das 10:00 hs AM no estande da Leya BR, estaremos novamente com a presença dos personagens no estande da Leya BR, no H80. Depois às 17:00 hs farei a mediação de Alyson Noel no estande do Submarino, com transmissão por streaming.

Onde: Bienal de SP – Anhembi

***

TOUR FATED/SONHOS BR

Eu e Carolina Munhóz estaremos com Alyson Noël em sua tour da série The Soul Seekers em São Paulo.

Irei fazer a mediação de Alyson nos eventos abaixo, e Carol cuidará da tradução. Para os que não puderem acompanhar o evento pirotécnico na Bienal, podem levar seus Dragões de Éter e Espíritos de Gelo sem problemas para mim, assim como O Inverno das Fadas para ela.

Nesses eventos provavelmente já teremos Fios de Prata – Reconstruindo Sandman nas livrarias.

SARAIVA SP

Quando: 19/08 (domingo), às 14 hs.

Onde: Saraiva do shopping Center Norte – SP

O que: Mediação de Alyson Noël.

Entrada: Franca.

***

CULTURA SP

Quando: 20/08 (segunda), às 19 hs.

Onde: Livraria Cultura do shopping Bourbon – SP

O que: Mediação de Alyson Noël.

Entrada: Franca.

***

FNAC CAMPINAS

Quando: 21/08 (terça), às 19 hs.

Onde: Livraria Fnac do shopping Dom Pedro – Campinas

O que: Mediação de Alyson Noël.

Entrada: Franca.

mapa bienal