Eventos Sul & Nordeste

Galera do sul ao nordeste, se atentem.

PORTO ALEGRE – FEIRA DO LIVRO: 31/10 (seg), às 19 hs.

Onde: Sala dos Jacarandás, no Memorial do RS.

FEIRA DO LIVRO DE PASSO FUNDO: 04/11, às 09:30 hs e às 13:30 hs.

Onde: Palco; no espaço tradicional entre a catedral e a praça Marechal Floriano, no centro de Passo Fundo.

Detalhes como sempre no link da agenda no menu superior ou no link aqui.

NORDESTE

guerradostronos-nordeste

Jornal do Commercio

Ontem fui ao jornaleiro, estava vendo as manchetes do dia e levei um susto: vi minha foto na capa de jornal.

Ao menos era por algo bom. Melhor do que um “Wanted”, não? =)

Enjoy.

Draccon Commercio

Espíritos de Gelo na Márcia Peltier

Nota da coluna da jornalista e apresentadora Márcia Peltier, no Jornal do Commercio, sobre o futuro lançamento no Brasil do romance Espíritos de Gelo.

Para visualizar, só clicar na imagem abaixo.

Enjoy.

Marcia Peltier coluna

Eventos em Porto Alegre, Passo Fundo, Fortaleza, Recife & Salvador

Galera do Sul e do Nordeste, lembrando que a partir do dia 29/10 agora inicio uma turnê para visitá-los.

Relembrando os locais e as datas:

PORTO ALEGRE – DESCOBRINDO GEORGE MARTIN – 29/10 (sab)

PORTO ALEGRE – FEIRA DO LIVRO – 31/10 (seg)

FEIRA DO LIVRO DE PASSO FUNDO – 04/11

FORTALEZA – 05/11 ás 17 hs.

RECIFE – 06/11  às 16 hs.

SALVADOR – 07/11 às 19 hs.

Os detalhes podem ser encontrados no link da agenda no canto superior do blog ou diretamente no link aqui.

Espero a todos por lá.

Sonhem conosco.

“Dragões de Éter” na Up! Brasil

Resenha de Renata Alves para a Up! Brasil.

Link original aqui.

Enjoy.

***

[Resenha de Livro] “Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas” – Raphael Draccon

Editora: Leya
Autor:
Raphael Draccon
Páginas:
440

Se você quer ler um livro diferente, nada clichê e muito agradável, leia “Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas”. Raphael Draccon tem escrita envolvente, mente criativa e a junção das duas coisas torna o livro brilhante.

É difícil resumir o livro em poucas palavras, em ser sucinta em explicar sobre o que se trata essa estória fantástica criada por Draccon. Posso começar dizendo que o autor criou um novo mundo, comparado aos mundos de Tolkien, C.S. Lewis e J.K Rowling. Esse mundo chama-se Nova Ether.

Nova Ether é protegida pelas fadas, que ao se cansarem das falhas dos seres racionais, voltam-se para o lado negro da magia, e assim deram origem as bruxas. Junto com as bruxas, iniciou-se uma nova era, uma era de guerras e junto com elas vieram os caçadores de bruxas, sendo Primo o mais famoso deles. Primo Branford é Rei de Arzallum, um dos reinos de Nova Ether, e o mais próspero deles. Primo é casado com a rainha Terra, uma fada a quem foi concedido o poder da mortalidade. E deles nasceram dois príncipes: Anísio, criado para ser o sucessor do Rei e adorado pelos nobres, e Axel, que adorava o convívio com os plebeus e assim amado por eles. Ambos arrancavam igualmente suspiros das damas.

Outros personagens são apresentados ao público como a menina Ariane, seu amigo João e a irmão de seu amigo, Maria. Os três – que na verdade fazem parte contos de fadas que povoaram as nossas infâncias – são personagens importantes ao longo da estória e você vai se encantando com eles. Como em todo conto, há uma reviravolta na calmaria em que o reino vive, e é aí que tudo fica mais fascinante.

A narrativa é diferente, ele vai e volta no tempo, salta de estórias e intercala personagens. E isso tudo sem ser chato, cansativo ou sem que o leitor se perca. Achei simplesmente mágico a releitura de alguns contos de fadas da nossa infância feita por ele. Sem contar no encontro de personagens que ele promove e que se tivesse menos talento poderia ter sido uma grande confusão, mas que na sua mão, vira um encontro surpreendente. Eu adorei a relação de Ariane e João, me assustei com os piratas e assim como Maria, tive meu coração balançado por Axel.

A série é composta por mais dois livros: “Corações de Neve” e “Círculos de Chuva”. Para quem gosta de um bom livro de fantasia, a leitura é quase obrigatória.

“Dragões de Éter” no Sem Tédio

Resenha de Carla Gomes para o Sem Tédio.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas, de Raphael Draccon

Dragoes Eter01 Dragões de Éter   Caçadores de Bruxas, de Raphael Draccon

Ser influenciável às vezes pode ser algo bom. Depois de ver alguns elogios de Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse, e de ir parar numa propaganda sobre o livro, acabei não resistindo e comprando a trilogia Dragões de Éter, escrita pelo brasileiro Raphael Draccon. E preciso dizer que, depois de ler o primeiro volume, Caçadores de Bruxas, me senti incrivelmente feliz por ter feito isso.

Contando com referências a inúmeros contos de fadas que fazem parte da infância de grande parte das pessoas, a obra conquista aos poucos, pela curiosidade em descobrir qual a ‘verdadeira’ versão por trás do que deveria ser uma história bonitinha. Ainda que possa não soar incrivelmente original brincar com essas fábulas, a narrativa consegue surpreender ao juntar e fazer citações inesperadas, de uma só vez. Seja através do filho do Capitão Gancho, de Ariadne, que detesta ser conhecida por sua capa vermelha, dos irmãos João e Maria, ou ainda com a estrela intitulada Cobain, que morre cedo demais.

É provável ainda que, por não conhecer Final Fantasy, citado pelo autor como uma de suas inspirações, eu tenha perdido mais algumas dessas suas ligações, contudo, isso de nada afeta a impressão de que é uma história muito bem desenhada.

Ambientada em um universo fantástico, a trama tem seu ponto forte no narrador, que mais parece um amigo tentando compartilhar algo que acompanhou. Dessa forma, enquanto vamos conhecendo os acontecimentos do reino de Primo Brandford, criamos uma curiosidade crescente em torno de quem será essa pessoa que parece saber cada detalhe do lugar. Mistério que provavelmente só deve ser esclarecido no último livro.

Ainda assim, depois de terminar a primeira parte, não existe nenhuma sensação de que estamos apenas em um terço do enredo. O que não cria uma falsa expectativa em torno do que ainda virá. Pelo contrário, ao finalizar o primeiro volume de maneira coerente, aumenta a confiança de que a trilogia vai se manter da mesma maneira, não precisando ser ancorada em falsos suspenses, mas sim em criatividade pura.

Aliás, criatividade é o que não falta em todo livro. Chega a ser impressionante o quanto a exploração de contos tão familiares conseguem prender tanto. Criando uma boa base para imaginar quem mais vai aparecer na continuidade da obra.

Apesar disso, confesso que não sei o que esperar de Dragões de Neve, próximo volume. Por já ter gostado do primeiro, me vejo ávida por saber quantas outras referências ainda vai conseguir fazer. Mas, de qualquer maneira, tenho a leve impressão de que vai valer a pena. Até porque, só de saber que existem autores brasileiros de tanta qualidade por aí, já me sinto incrivelmente empolgada.

Campinas – 10/10

Galera de Campinas, só lembrando que na próxima segunda-feira, 10/10, estarei por aí na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi.

O evento terá início às 19 hs em uma palestra minha com o amigo Eduardo Spohr.

Em seguida teremos uma sessão de autógrafos a partir das 20 horas, que irá contar também com a presença da escritora campineira Carolina Munhóz, autografando em sua cidade a nova edição do livro A Fada, após receber o Prêmio Jovem de Melhor Escritora pela obra.

E para o pessoal do sul e do nordeste, foi confirmada minha participação em eventos por aí ao longo do final desse mês e início de novembro.

Mais detalhes, só conferir a agenda clicando lá no menu superior ou diretamente aqui.

Espero todos por lá!

“Dragões de Éter – Corações de Neve” no Subtítulo

Resenha de Lodir Negrini para o Subtítulo.

Link original aqui.

Para ler a resenha de Lodir de Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas, só clicar aqui.

Enjoy.

***

Corações de Neve (Dragões de Éter), de Raphael Draccon

ISBN: 9788562936012
Editora: LeYa
Ano de publicação: 2009
Páginas: 496
Classificação: 5/5
Onde comprar:
SubmarinoSaraivaCultura

Uma reportagem publicada em junho na revista Época trouxe um paralelo sobre as gerações recentes de escritores brasileiros e portugueses. Segundo a publicação, os novos escritores portugueses estão dando um banho de qualidade nas ficções dos estreantes brasileiros, lançando obras mais criativas e prestigiadas pela crítica. A matéria se pergunta os motivos do bloqueio sofrido pela nova literatura nacional. Será?

Não é para tanto. O Brasil vem recebendo uma boa leva de novos escritores, que estão surpreendendo a crítica e principalmente o público já em suas primeiras obras. Um dos casos mais notáveis é o carioca Raphael Draccon, autor da trilogia de fantasia Dragões de Éter. Coincidentemente, Draccon lançou esse ano um livro em Portugal chamado Espíritos de Gelo pela GaiLivro, braço editorial de LeYa em Portugal. O livro não foi lançado no Brasil, é uma publicação exclusiva. O convite foi feito depois do sucesso que a série brasileira fez em Portugal. Irônico, não? Talvez a comparação feita pela revista não seja tão certeira.

A obra analisada em questão, Dragões de Éter – Corações de Neve, é o segundo livro da série. A leitura do primeiro livro começou sem muitas pretensões, mas impressionou logo nas primeiras páginas. Os livros são fantásticos. O segundo volume foi muito aguardado, já que as histórias e principalmente a narrativa de Draccon são contagiantes e viciam desde o início.

Em Corações de Neve, os príncipes Anísio e Alex Branford precisam tomar conta do reino de Arzallum depois da morte do pai, acontecimento do final do livro anterior. A trama então começa com a coroação de Anísio ao trono. Ele usa seus três pedidos, a qual todo novo rei tem direito, para conseguir eventos inusitados, incluindo ai a soltura de um preso. A ousadia enfurece os reis dos reinos vizinhos. A trama continua com diversas narrativas, incluindo detalhes do que aconteceu com o preso e quais as ligações e os motivos que levaram o rei a tal ato. Há, claro, a presença de João, Maria e Anarin, os melhores e mais divertidos personagens da história. Os diálogos envolvendo as três figuras são hilários e provocam boas risadas. O livro trás bons momentos com o romance Maria/Alex e muitas cenas de combate durante o torneio de pugilismo.

Esse talvez seja o único ponto fraco de Corações de Neve: o livro corta muitas vezes a narrativa fantástica e para por tempo demasiado nesse combate. O torneio é narrado em detalhes. Cada luta, por menos importante que seja, é descrita de forma prolongada.  Tantas cenas de luta são cansativas. Talvez o livro ficaria melhor com a redução dessas partes. No entanto, esse não é um grande defeito. A série é excelente e, por mais que certas partes sejam cansativas, seu nível de qualidade é alto e uma queda em algumas cenas não desmerece a obra. Com um pouco de paciência, o livro ainda assim é uma grande obra, tão bom quanto seu antecessor.

Dessa forma, ainda continuo com a mesma idéia da época do primeiro volume. Dragões de Éter é uma das melhores series de fantasia já escrita, e certamente é a melhor da história da literatura brasileira. A narrativa de Draccon continua prendendo o leitor noite adentro até o sono. Nada assim apareceu por aqui antes, e talvez não vá aparecer.