Entrevista Raphael Draccon – Portal Cranik

Recentemente foi colocada online uma interessante entrevista que cedi ao jornalista Ademir Pascale, no portal Cranik.com. Falamos sobre o “Dragões de Éter”, sobre a importância da arte marcial em minha formação, a espiritualidade por detrás das obras e projetos futuros.

O interessante dessa entrevista é que Ademir Pascale anteriormente havia entrevistado nosso veterano Moacyr Sinclar, que é um escritor respeitadíssimo; um dos imortais da ABL, com mais de 80 obras publicadas.

E esse fato de estarem ali duas gerações tão diferentes, dividindo o mesmo espaço, é algo que, particularmente, acho bonito de se ver.

O link da entrevista: http://www.cranik.com/entrevista74.html

Sobre Comments no Blog

Antes que eu me esqueça: de vez em quando recebo e-mails comentando sobre os posts do blog, ou sobre o site de maneira geral.

Alguns, porém, reclamam que não conseguem colocar “comments” nos tópicos do ”Dragões & Éter”. Realmente, não sei que raios de problemas técnicos está impedindo o funcionamento desses links, mas vou passar para o “suporte técnico”.

Vamos ver se isso se corrige em breve.

Quando Se Escreve Ao Coração

A crítica literária costuma definir rótulos para estilos de escrita, e, vez ou outra, até definir novas tendências literárias, na busca por algum assunto para a próxima coluna. Faz parte; é até um meio de sobrevivência para quem ganha a vida de criticar.

Entretanto, por mais que críticos se importem com o logos (a forma do texto) de uma forma mais obssessiva do que sadia, no final, todo escritor de sucesso tem consciência de que os melhores livros, ou os melhores filmes, são mesmo aqueles que têm uma boa história para contar.

E que tocam o coração.

O texto do link no fotolog abaixo é de um leitor que descobriu a literatura há não muito tempo, mas nunca tarde demais. E é interessantíssimo como em seu texto: “Como Um Livro“, nós percebemos que ele não se trata nem se propõe a um grande escritor, mas que suas palavras nos tocam de verdade porque foram escritas com o coração.

Feliz é o escritor que pode incentivar pulsações.

http://www.fotolog.com/rafa_peter/24512609

____________________________________________________________________

Como Um Livro!

ESTOU EMPOLGADO PARA ESCREVER!

POR VEZES CHEGAVAM A MIM E DIZIAM: “ESTE LIVRO É MUITO BOM” EU, TALVEZ POR IGNORÂNCIA OU FALTA DE UM POUCO MAIS DE CULTURA DIZIA: “NÃO OBRIGADO, NÃO CURTO LER, NÃO É MINHA PRAIA”

SE SOUBESSE A RIQUEZA DE MUNDOS DISTANTES E IDÉIAS QUE SE PASSAM NA CABEÇA DAS PESSOAS QUE OS ESCREVEM….TERIA PEDIDO APENAS LIVROS EM MEUS ANIVERSÁRIOS!

GOSTARIA QUE A VIDA FOSSE COMO UM LIVRO, NÃO UM LIVRO DE RECEITAS OU DE AUTO-AJUDA (AFFFF)! MAS SIM UM LIVRO DE AVENTURA, COM REINOS DISTANTES, BATALHAS DE CAVALEIROS, COM DRAGÕES, FADAS, ELFOS E TODO ESSE TIPO DE MAGIA BRANCA; E QUANDO FOSSE NECESSÁRIO, FAZER UMA PAUSA E VOLTAR NO TEMPO PARA PODER EXPLICAR TAL ACONTECIMENTO OU AINDA ENXERGAR MELHOR ALGO QUA NOS PASSOU DESPERCEBIDO EM OUTRA OCASIÃO!

AMORES IMPOSSIVEIS, DE FAMILIAS RIVAIS OU AINDA PARTIR EM UMA LONGA JORNADA PARA ENCONTRAR O SEU! JORNADAS ESTAS EM LONGAS CAVALGADAS EM BELOS CORCÉIS NEGROS OU BRANCOS E TÃO CORAJOSOS QUANTO SUA MONTARIA.

NÃO SERIA CORRETA A PALAVRA MAS NÃO ME VEM OUTA MENTE A NÃO SER “COISAS”
COISAS A MUITO ESQUECIDAS EM NOSSO MUNDO COMO: RESPEITO, DEVOÇÃO, FÉ, MAS ACIMA DE TUDO NA MINHA HUMILDE OPNIÃO A MELHOR DE TODAS HONRA ALGO RARO DE SE VER NOS DIAS ATUAIS!

TÁ, ESTOU LENDO O LIVRO Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas DO Rafael Draccon E ACHO QUE ME EMPOLGUEI :D

Diálogo Sobre Sonhos 1

- Você é tipo o quê? Um contador de histórias?
- Não, um vendedor de sonhos.
- Um vendedor de sonhos? Mas… o que diabos você faz?
- Eu vendo.
- Mas o quê?
- Sonhos.
- Mas… quem precisaria comprar sonhos?
- As pessoas.
- Mas que pessoas?
- As que não sonham.
- Mas todo mundo sonha, não?
- Todos gostariam com certeza.
- Mas como você vende sonhos pras pessoas?
- Com histórias.
- Mas você disse que não é um contador de histórias!
- Mas eu não sou.
- Mas você não DISSE?
- Não, eu disse que sou um vendedor de sonhos…
- Tá bom, cacete! Então me explica qual a diferença entre um contador de histórias e um vendedor de sonhos.
- Essa é uma boa pergunta. Na realidade, um contador de histórias leva um sonho para uma pessoa pelo período de tempo em que ele conta uma história…
- E o vendedor de sonhos?
- Já esse, meu amigo, esse faz com que, através de uma história, a pessoa repense seus próprios conceitos filosóficos, e então sonhe por si própria…
- E por quanto tempo?
- Pelo resto da vida dela…

Por Onde Se Esconde A Magia

 

Recentemente, a leitora Mirella me fez uma pergunta interessante na comunidade do “Dragões“. Achei que a pergunta e a resposta acabaram se tornando um texto agradável de ser dividido aqui no blog.

>> No começo do livro, você escreveu que “Tudo em Nova Ether parece concreto e maciço, e pode ser tocado e sentido, mas pode ser modificado e incorporar o incrível a qualquer momento”. O que você quis dizer com essa última frase? 

Tem várias interpretações essa frase, a maioria delas vai de como toca em cada um. Particularmente, posso dizer que se partimos do princípio de que falamos de um local formado de éter, nada deveria ser, portanto, tão concreto. Deveria ser efêmero. Entretanto, se os habitantes que lá existem são formados do mesmo elemento de quintessência, então o que seria efêmero para nós é concreto para eles, e pode ser tocado e sentido.E, em uma linha tão tênue entre o concreto e o efêmero, é possível que surjam unicórnios do éter; que dragões possam renascer e alçar vôo; que o tempo até mesmo pare por uma história de amor. Essa é uma forma de se incorporar o incrível a qualquer momento.  Para mim, particularmente, porém, essa frase tem outro significado. Não sei se vocês compartilham também dessa visão, mas eu vejo magia em mundos que não são tão efêmeros assim, como o nosso.

Um exemplo:

Outro dia, em um supermercado, havia uma senhora de muita idade, que sobrevive de catar latas naquele lugar. Nesse dia, ela estava sentada em um banco de madeira, ao meu lado. De lá, eu vi uma linda menininha, de não mais que 8 anos, passar de mãos dadas com a mãe, parar curiosa, notar a senhora sentada, e fazer questão da mãe levá-la até lá, somente para dizer à senhora que ela “era uma gracinha”.

Por último, ela deu um beijo no rosto da idosa, e se foi com a mãe.

Eu permaneci naquele banco, e fiquei com a expressão de deslumbre da humilde senhora. Uma expressão de quem não sabia onde esconder a emoção de ter sido notada (mesmo porque nenhum ser humano deveria esconder uma boa emoção), e de ter sido tratada de forma tão pura.

Uma expressão de êxtase; de sonho. Do toque em sentimentos manifestados pela vontade, e ilimitados pela fé.

Uma expressão de quem vive uma dura vida em um mundo concreto e maciço, onde tudo pode ser tocado e sentido. Mas que, entretanto, a qualquer momento pode ser modificado e incorporar o incrível.

Sem cartolas; sem coelhos; sem espelhos.

Apenas magia.

Apenas a pura magia.

Vencedora – 2º Sorteio da Camisa Oficial

Nessa quarta-feira de cinzas houve um segundo sorteio de uma camisa do livro entre os membros da comunidade “Dragões de Éter”, no Orkut.

Mudando apenas o horário para meio-dia, o sorteio seguiu os mesmos critérios: o 11º membro no exato horário, na aleatória lista de membros online seria o vencedor.

A foto abaixo revela o momento em que a ”Lete”, do Rio de Janeiro, foi  sorteada.

Parabéns a ela.

Anno Domini

 

Recentemente fui convidado pela escritora Helena Gomes para participar de um projeto envolvendo a Andross Editora: a antologia de contos Anno Domini.

Organizado pela própria Helena e pelo escritor Cláudio Brites, a obra contará com coletâneas de contos envolvendo mundos medievais históricos e mundos fantásticos, reunindo trabalhos de autores iniciantes, ainda na busca pela primeira publicação, e outros já um pouco mais veteranos no mercado.

A capa será ilustrada pelo consagrado Octavio Cariello, que já fez trabalhos para editoras americanas como a Marvel e a DC comics.

Particularmente, acredito que a divulgação e publicação de obras dessa temática em nosso território quase sempre se trate de um feito, e nós temos de apoiar todas as iniciativas. E, quando possivel, até nos tornarmos parte delas.

Mais para frente comentarei sobre esse trabalho e outras novidades referentes à antologia. Aqueles que tiverem interesse em conhecer melhor a editora, e tentar incluir um conto no livro, podem enviar seus textos para seleção até o dia 31 de março. O lançamento do livro acontece no dia 19 de Julho, na Casa das Rosas, em São Paulo.

Mais informações podem ser encontradas no website da própria Andross, e na comunidade http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=46251734