“Cemitérios de Dragões” no Projeto X

Resenha de Flávio Kiba para o Projeto X.

Lino original: http://www.projetoxpodcast.com.br/review-cemiterios-de-dragoes-raphael-draccon/

Enjoy!

***

capa_review_cemiteriosdedragoes1

Já tem algum tempo que admiro o trabalho de Raphael Draccon como escritor. Não só pelos seus livros com uma carga forte de referências dedicadas ao público nerd e detalhes pensados por um brasileiro especialmente para leitores brasileiros. É uma essência difícil de explicar, que não consigo mensurar por palavras, mas que me prende de uma forma encantadora às suas obras.

Confesso que Cemitérios de Dragões – Legado Ranger I não me chamou muita atenção no começo e, para explicar isso, preciso relatar dois pecados que cometi e que me arrependi amargamente, pois são dois pecados que nenhum leitor deve cometer jamais.

O primeiro pecado foi julgar o livro pela capa: não sou o maior fã do mundo de ficção científica e ao ver o visual high-tech da capa de Cemitérios, achei que a história focaria nisso. O segundo pecado foi basear-me nas sinopses reveladas: elas prometiam uma história que remete à tokusatsus, que até fizeram parte da minha infância, mas não tanto para o peso da nostalgia me conquistar.

Cemitérios-de-Dragões-raphael-draccon-capa-sinopse-experimento42

Essa é parte da capa high-tech de Cemitérios de Dragões – Legado Ranger I

Mesmo assim, minha admiração pelo escritor (e uma promoção da Internet divulgada por ele mesmo no Facebook) fez com que eu comprasse o livro e o calor do momento conseguiu que eu começasse a ler em seguida.

Cemitérios de Dragões é totalmente diferente do que eu imaginei. Não sei se é porque eu não acompanhei séries como Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Jaspion, mas me surpreendi a cada capítulo. Devorei o livro tão rápido que, ao chegar no final, fiquei com aquela sensação de perda, de que deveria ter lido mais devagar para aproveitar melhor.

A história é sensacional!

Tudo começa com cinco pessoas de diferentes lugares do mundo que vão parar em um mundo estranho de maneira misteriosa. A população desse lugar, formada por dracônicos, homens-leão e demônios estão em guerra e será inevitável que os cinco seres humanos se envolvam em toda essa trama. O que eles não sabem é que algo misterioso está reservado e isso pode mudar todo o rumo de uma guerra terrível.

Acostumado com o cenário mágico de Dragões de Éter, ao me pegar lendo uma história com personagens vivendo dramas sérios ao mesmo tempo em que estava em um universo fantástico, com monstros e criaturas que não existem no mundo real, fiquei totalmente surpreso. Foi algo que eu não estava acostumado e o suficiente para me encantar.

WP_20140928_004

Essa é minha versão autografada do livro. Vale ouro!

Não só no roteiro, Draccon encanta os leitores nos detalhes de suas histórias. Alguns ficam bastante claros e nos fazem abrir sorrisos ou até gargalhar no meio da leitura, mas outros são mais escondidos, presentes na descrição de uma cena, num acontecimento secundário ou até na ação de um personagem.

Aliás, criação de personagens é o forte de Raphael Draccon. No começo, enquanto não era apresentado aos detalhes de cada um, ficava difícil identifica-los. É um pouco difícil ver várias histórias acontecendo simultaneamente, mas logo me acostumei e entendi como cada um tinha algo a acrescentar com suas personalidades distintas e objetivos frustrados.

E quando os personagens se encontraram, foi possível perceber a genialidade do autor por trás de toda aquela preparação, visto que o encontro das personalidades não é tão simples assim de lidar e uma equipe tática de guerra precisará ser formada. Talvez tudo isso tenha acontecido um pouco rápido demais, mas não foi o suficiente para atrapalhar a experiência.

Dentre os cinco principais, quem mais me cativou foi Romain, que tem um jeitão despreocupado, fala sem pensar e adora ser o centro das atenções. As provocações à Daniel por causa de seu gosto por assuntos do universo nerd foram hilárias, talvez pelo fato de eu ter entendido a maioria delas. Sem dúvida, os dois formaram uma dupla perfeita. Merece uma atenção especial de você que pretende ler o livro.

É isso.

No meio de uma vibe que estou pela literatura fantástica nacional, Raphael Draccon é um dos escritores que mais chama a atenção. Suas obras fogem do comum, mas nos remetem a coisas que já conhecemos, o que é incrível! Cemitérios de Dragões – Legado Ranger I segue essa linha de forma magistral, conseguindo surpreender o tempo todo, trazer aquela sensação de nostalgia e ainda nos deixar com gostinho de quero mais. Não vejo a hora de lerLegado Ranger II.

Leiam o livro e comentem!

Comentários

Escreva uma resposta