Adventureland

adventureland-poster-final-fullsize

Acabei de assistir a “Adventureland”, o novo filme de Greg Mottola, diretor de “Superbad”.

O que dizer? Disparado o filme mais sincero a que assisti esse ano.

A simplicidade e a sinceridade desse filme eu só consigo comparar a tudo o que já havia citado em outro post sobre uma obra-prima em outra mídia: a graphic novel “Retalhos“.

A história é simples; muito simples: simplesmente a história de um garoto no verão de 1987, recém-graduado, que gostaria de ir para uma excursão pela Europa. Como os pais estão sem dinheiro, ele aceita um trabalho de verão em um parque de diversões, o tal “Adventureland” e lá conhece amor, amizade, sexo, responsabilidades, maturidade e tudo o mais que é preciso ser conhecido para um adolescente realizar o rito de passagem da adolescência para a vida adulta.

Para quem viveu na década de 80, o filme é um deleite. As roupas, os cabelos, as danças e, principalmente, a música, que é uma personagem à parte. Dentre copos de sorvete típico dos anos 80 (que vinham congelados e tinham mais gosto de gelo em vez do que quer que deveriam ter…), pantufas, bichinhos de pelúcia, carros antigos, discotecas (e não “boates”; discotecas!), nós acompanhamos descobrimentos; sexualidades; humor e drama adolescente; romantismo; inocência; amizade; compreensão.

É interessante como nenhuma cena é forçada; a impressão é de que o roteiro deva ter passado por várias e várias revisões simplesmente para cortar e cortar qualquer excesso, deixando pontas soltas para os atores atuarem da maneira que se sentissem mais confortáveis.

E falando em atores todos estão ótimos, sem exceção. Até mesmo Ryan Reynolds, ator que não sou lá muito fã, e Kristen Stewart, que, apesar de atuar do mesmo jeito em todos os papéis, inclusive em “Crepúsculo”, está muito mais à vontade neste filme do que como Bella na adaptação do livro de Stephenie Meyers.

Filme simples, sincero e honesto.

Diante de tanta coisa ruim cheio de efeitos que Hollywood anda produzindo, como é bom ver um filme sem um único efeito especial, que se lembra de tocar em corações…

Comentários

3 respostas to “Adventureland”

  1. MARCELO! on agosto 24th, 2009 1:41 am

    Sinto falta de um cinema de verdade mais recorrente, esse filme parece apresentar essa proposta.
    Não sei pq lembrei de “Perfume de mulher” com um toque de “Por um sentido na vida”… talvez pela sensibilidade.
    Um ótimo olhar Rapha.

  2. Denisson Andrade Pissai on outubro 2nd, 2009 3:40 pm

    O filme é muito bom mesmo. Gostei muito quando eles começam conversar sobre o autor de “Mobdick”, que quando morreu teve seu nome escrito errado. Viro até “quote” no IMDB.

  3. Alaine Cristine de Meira on julho 24th, 2010 12:07 pm

    Um filme bacana mesmo. Não força e nem supervaloriza as cenas.
    Belo blog
    Até mais

Escreva uma resposta