“Fios de Prata” no Legado das Palavras

Resenha de Huggo Core para o Legado das Palavras.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Na Estante – Resenha – Fios de Prata Reconstruindo Sandman

Capa Fios de Prata

Olá leitores do Legado das Palavras. Finalmente conclui a resenha de um dos melhores livros nacionais de 2012, livro esse de um autor que eu, particularmente, considero um dos melhores do gênero fantástico no Brasil, Raphael Draccon, inclusive eu já resenhei o livro Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas, clique e confira. Hoje, entretanto, não falarei sobre a continuação de Dragões de Éter, mas sim, de seu novo livro Fios de Prata – Reconstruindo Sandman, baseado (claramente) no universo criado pelo autor Neil Gaiman em Sandman. O livro é o apogeu da carreira do autor (e espero que ela ainda voe ao infinito e além), publicado pela editora Leya, possuí  352 páginas e simplesmente foi lançado na Bienal do Livro de São Paulo (onde eu garanti o meu exemplar). Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Na trama, é apresentado Mikael Santiago – conhecido como Allejo -, um jogador de futebol brasileiro cujo o passe, aos 22 anos, é o mais valioso da história do esporte. Tamanha é sua habilidade que chega até mesmo ser considerada quase sobrenatural. Allejo realizou o sonhos de milhares de crianças brasileiras e em meio a esse sonho vivido por ele, Mikael enfrenta algo terrível: há dezoito meses seu sono é preenchido por estranhos pesadelos em cenário tenebrosos e sombrios, sonhos tão vívidos e…reais, que penetram além do subconsciente.  Allejo nem desconfia do fato de há muitos séculos, Madelein, A Senhora dos Sonhos Despertos,  é a senhora de um condado no Sonhar, musa inspiradora de um babilônico número de grandes artistas, e também senhora de um condado do Sonhar, responsável pelo estímulo no sonhos dos mortais. Entretanto, após uma engenhosa trapaça de Morpheus, os milhões de sonhadores terrestres passam a celebrá-lo como o verdadeiro Lorde dos Sonhos. Ato que gera inveja e ressentimento entre muitas entidades; Madelein, por sua vez, enxergar aí uma chance de ascensão, seus atos desencadeiam uma guerra sem precedentes pelo Sonhar, envolvendo os três Deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor, além de colocar me risco os fios de prata de mais de sete bilhões de sonhadores terrestres. Paralelo a isso,  Allejo tem a alma de sua amada entrelaçada aos planos de Madelein, em meio a sonhos lúcidos e viagens astrais,  Mikael parte até os confins do Sonhar para resgatar o espírito da mulher amada, no entanto, sem saber que ele próprio é a peça mais importante em meio a guerra onírica.

Só esta sinopse já é de tirar o fôlego, não? Desde que conheci o trabalho de Draccon tornei-me fã de seus estilo de escrita e também de suas histórias. Acompanhei de perto todo o lançamento e a divulgação deste livro, comprei ele quando fui na Bienal do Livro (como já dito), e comecei a leitura empolgado, a empolgação se tornou voracidade, pois, ao longo das páginas e no decorrer da história, tive a felicidade de te algo que ia além da bela capa, algo envolvente e maravilhoso.

E bem escrito.

Raphael Draccon está em sua melhor forma como escritor, o modo de descrever (objetos ou sentimentos) se engradeceu muito em comparação à trilogia Dragões de Éter, a narrativa é simplesmente (desculpem o trocadilho) fantástica! Os personagens são bem trabalhados e desenvolvidos, o destaque  vai para Mikael/Allejo. O personagem usa frequentemente a frase “Por você eu iria até o inferno, Ariana!”, obviamente, seu grande amor; Allejo é drasticamente impelido a fazer essa jura de amor ir além do que meras palavras. Mikael vai do jovem que vivencia um sonho a uma herói implacável em busca de seu amor verdadeiro. Ponto de equilíbrio entre Mikael e seus pesadelos lúcidos, a ginasta Ariana, possuidora de uma personalidade forte, decidida e sempre com palavras de apoio e argumentos críticos quando necessário, agrega grande valor à trama, além de ser o alvo usado para atingir Allejo. Mas não espere um romance forçado e bonito como lido em diversas outras obras, o amor nasce e discorre naturalmente. Mas nem só de protagonistas vivem as histórias; Phobetor; Morpheus; Phantasos; Madelein; são os percursores da guerra seus diálogos, atitudes e descrição não fazem parecer menos.

Draccon oferece suspense, vingança, amor, ódio, ressentimento, lealdade de forma bem equilibrada em todo enredo; além de nos oferecer uma vastidão de referências ligadas a personagens marcantes e adorados por muitos,  como por exemplo Allejo (ícone do jogos de videogame da série International Superstar Soccer do Super Nintendo e dos jogos International Superstar Soccer, International Superstar Soccer De Luxe e International Superstar Soccer 64 do Nintendo 64), entre tantos outros usaremos apenas este exemplo afim de evitar spoilers desnecessários.

Enfim, Raphael Draccon mostra porque é um dos nomes mais proeminentes da literatura fantástica nacional, além de se apresentar como um grande escritor cada vez mais, a cada nova obra. Sem dúvidas, Fios de Prata – Reconstruindo Sandman vale cada página lida.

Comentários

Escreva uma resposta