A Arte de Continuar

Camino

Está certo, hoje é meu aniversário.

São 31 anos de vida, 24 de artes marciais, 20 anos como escritor amador, 5 anos como autor profissional.

E normalmente nós, seres humanos, cumprimentamos os outros por seus aniversários devido ao fato dessa pessoa existir. É um tanto curioso pensar nisso. Porque por mais que tenhamos vencido em nado livre um grupo de espermatozoides menos sagazes do que nós, se pensarmos friamente nós poderíamos chegar à conclusão de que, no fim, nossos pais tiveram bem mais… hã… esforço para nosso nascimento do que nós mesmo.

Entretanto, somos nós que recebemos parabéns no dia do aniversário.

Não se trata de uma injustiça, contudo. Porque no final das contas nós não cumprimentamos uma pessoa apenas por seu nascimento. Em nosso subconsciente, mesmo em algum lugar que nem sempre a gente acesse tão facilmente, existe na realidade o desejo de parabenizar uma pessoa por continuar.

Eu acredito nisso. Acredito mesmo.

Vivemos em um mundo em que sempre é mais fácil desistir. É mais fácil desistir do seu sonho, da sua meta, do seu emprego, da sua família, da sua vida. E ainda assim, milhões de pessoas todos os dias recusam os chamados mais sombrios da alma humana, e continuam.

Nós não ouvimos falar sobre elas nos canais de notícias. Elas trazem fragmentos de bons momentos enquanto são espremidas de pé em conduções lotadas. Elas continuam trabalhando depois que o horário do expediente acaba porque sabem que o trabalho ainda não está como poderia. Elas se lembram dos netos no caminho para casa, ao passar por minimarkets. Elas dirigem diariamente por horas em trânsitos que não saem do lugar porque sabem que existem pessoas que dependem delas, e sabem o quanto decepciona-las já seria a morte em vida.

E nessa continuidade todas elas amadurecem. E se fortalecem. Ou sucumbem de vez.

De vez em quando elas caem, é verdade, e a vida as pune por isso, e pune duro. Só que até na punição, ainda existe a chama que pulsa lembrando ao ser humano que ele ainda está vivo. E merece os parabéns pelas consequências desse esforço.

Nós não parabenizamos os mortos. Pelo contrário, na maioria das vezes nós torcemos para que eles olhem por nós, como se eles estivessem mais sábios ou em uma melhor posição da existência do que a nossa. Como se a nossa posição de estar aqui, e de escolher lutar para continuar a estar aqui, fosse desgastante o suficiente para justificar a toalha branca.

De todas as dores, a pior pra mim é a da

De todas as dores, a pior pra mim é a da saudade dos que se foram. Amores partidos, frustações e inimigos podem ser superados, relevados ou perdoados. Para os que se foram contamos apenas com nossas melhores lembranças, suas fotos deixadas e o desejo de que estejam no lugar que acreditamos que mereçam.

saudade dos que se foram. Amores partidos, frustações e inimigos podem ser superados, relevados ou perdoados. Para os que se foram contamos apenas com nossas melhores lembranças, suas fotos deixadas e o desejo de que estejam no lugar que acreditamos que mereçamAfinal, de todas as dores, a pior ainda será sempre a da saudade dos que se foram.

Afinal, de todas as dores que não controlamos, a pior será sempre a da saudade dos que se foram.

Amores partidos podem ser superados, frustrações podem ser relevadas, inimigos podem ser perdoados. Para os que se foram, contudo, contamos apenas com nossas melhores lembranças, suas fotos deixadas e o desejo de que estejam no lugar que acreditamos que mereçam.

Que, estejam onde estiverem, eles estejam orgulhosos o suficiente de nos ver continuar.

E que, ao fechar os olhos, nós possamos escutar suas vozes em ecos que quicam pelo coração… nos dizendo…

Parabéns.

Comentários

8 respostas to “A Arte de Continuar”

  1. Jeh Asato on junho 15th, 2012 8:04 pm

    “Amores partidos podem ser superados, frustrações podem ser relevadas, inimigos podem ser perdoados. Para os que se foram, contudo, contamos apenas com nossas melhores lembranças, suas fotos deixadas e o desejo de que estejam no lugar que acreditamos que mereçam.”

    Muito lindo o seu texto, Raphael!

  2. Vivi on junho 15th, 2012 9:00 pm

    Cara, que texto lindo! =)
    E que vc continue sempre pq é uma pessoa maravilhosa e merece toda a felicidade do mundo!

    Abração e to com saudades do casal lindo, hein?!

  3. Mestre Silfer on junho 15th, 2012 9:19 pm

    Nunca tinha lido nada do Draccon até ver este texto. E, hoje com este texto, ele acaba de ganhar mais um fã. Não é apenas um texto, um pensamento. É uma lição a ser aprendida. É um modo de enxergar o mundo que merece ser passado adiante. Desejo-lhe meus sinceros parabéns por continuar e por mostrar que todos deveriam fazer o mesmo. Parabéns. E que nunca exista desistência.

  4. mary on junho 18th, 2012 7:15 pm

    Eu amei esse texto , você escreve muuuuuito bem . eu já li todos os seus livros [da serie dragoes ethér]e agora estava lendo estes textos!!! amei…

  5. Vick on junho 19th, 2012 1:43 pm

    Realmente, você sabe como tocar as pessoas. Parabéns, Raphael Draccon.

  6. Artur Freitas on junho 21st, 2012 5:06 am

    Um parabéns bem atrasado.Iria colocar a cantiga de parabéns que aparece em dragões de éter,mas não achei.

  7. B. Sayuri on julho 9th, 2012 12:50 am

    Parabens!… atrasado, desculpe. Já faz um tempo que não entro no seu blog.
    Espero que continue escrevendo livros ótimos, sendo uma incrível pessoa como é.
    Continue voando como um dragão,bejus, B.S.

  8. Rico Bacellar on agosto 3rd, 2012 12:39 am

    Obrigado, irmão!

    E parabéns para nós, por continuarmos…

Escreva uma resposta