O Voo do Dragão

Ontem visitei os estúdios Warner e tive de me conter. Mostraram-me uma carta escrita por Bruce Lee em 1973 para o então presidente da Warner Bros, Ted Ashley, dizendo a ele que se houvesse uma relação de respeito e confiança entre ambos, eles iriam produzir o melhor filme de artes marciais da história.
O filme era “Enter The Dragon”, no Brasil conhecido como ‘Operação: Dragão”.
Eu vi esse filme aos 06 anos e ele se tornou o filme mais importante da minha vida.    foi o que me fez prometer que seria tudo o que Bruce Lee era: um escritor, um artista marcial e um cineasta. Eu assisti a essa obra mais de mil vezes ao longa de toda a minha vida, até hoje carrego cenas do filme em meu iPod.
Existem pessoas que passam por esse planeta de uma maneira meteórica, e que, mesmo depois que partem, deixam um rastro de luz tão forte, que pode iluminar o caminha de vidas de muitas eras depois.
De fato, ele fez o maior filme de artes marciais já feito.

2-Enter-the-Dragon-1973-Bruce-Lee-Nunchucks

Ontem visitei os estúdios Warner Bros. e tive de me conter. Mostraram-me a carta original escrita por Bruce Lee em 1973 para o então presidente da Warner Bros, Ted Ashley, dizendo a ele que se houvesse uma relação de respeito e confiança entre ambos, eles iriam produzir o melhor filme de artes marciais da história (ou em suas palavras: “the fuckiest martial arts movie ever made”).

O filme era “Enter The Dragon”, no Brasil conhecido como “Operação: Dragão”.

Eu vi esse filme aos seis anos de idade e ele se tornou o filme mais importante da minha vida. Foi o que me fez prometer que seria tudo o que Bruce Lee era: um escritor, um artista marcial e um cineasta. Assisti a essa obra mais de mil vezes ao longo de toda a minha vida; possuí o poster acima emoldurado em um quadro; até hoje carrego cenas do filme em meu iPod.

De fato, ele fez o maior filme de artes marciais já feito. Mas ele fez muito mais do que isso.

Existem pessoas que passam por esse planeta de uma maneira meteórica, e que, mesmo depois que partem, deixam um rastro de luz tão forte, que pode iluminar o caminho de vidas humanas muitas eras depois.

Para mim, é disso que são feito as estrelas.

Dragões nunca param de voar.

DSC02450

Comentários

8 respostas to “O Voo do Dragão”

  1. Luiz Felipe Barreto Musiello on fevereiro 4th, 2012 9:04 pm

    Caro Draccon

    Você fala em Dragões, mas Bruce Lee parece muito mais o personagem mitológico Chines Sun Wu Kong, o Rei Macaco!

    Afinal, como o Rei Macaco, ele aprendeu as artes marciais. E tal como ele, quebrou protocolos e tradições impostas para alcançar seus objetivos. E por fim, ambos acabaram embarcando numa Jornada para o Oeste.

    É ou não é? XD

    Mas isso não quer dizer que Bruce Lee não deixou um rastro de luz no céu para ser seguido por outros. Pois o Rei Macaco, nas lendas, TAMBÉM PODIA VOAR!

  2. Fernando F. Fasoli on fevereiro 4th, 2012 10:02 pm

    Compartilho a mesma admiração….

  3. B.Sayuri on fevereiro 4th, 2012 10:55 pm

    Aah, eu já vi Operação Dragão.
    Amo filme de luta, embora alguns tenham cenas de luta exageradas.
    Nossa, deve ser demais ver o estúdio da Warner Bros. Como Fúria de Titãs, Harry Potter, Star Wars, Batman Beging, O último Samurai, Eu Sou a Lenda, entre outros.
    Você realizou um dos meus sonhos!

  4. Carol on fevereiro 5th, 2012 12:46 am

    Rapha, não sei se você já disse isso em algum lugar, mas como não tenho essa informação resolvi perguntar aqui já que você falou no assunto. Operação: Dragão teve algo a ver com a escolha feita por você pra sua trilogia Dragões de Éter?

    Beijão! To babando com as fotos da viagem no face da Carol =D

  5. Luan lobo on fevereiro 5th, 2012 5:33 pm

    Que ótimo Rapha!
    Sempre quis visitar um grande estúdio como o da WB, deve ser muito legal. Queria ver as fts da visita!

    Abraço!

  6. Yaramar Albuquerque on fevereiro 6th, 2012 9:53 am

    Imagino a tua emoção, neste cenário, com tudo que sempre te acompanhou durante toda a vida. Eu também me emociono e me orgulho por ver que o meu dragão também voou, se tornou uma estrela que ilumina nossas vidas e que não nos deixa parar de sonhar.
    Obrigada Draccon.

  7. nath on fevereiro 6th, 2012 6:57 pm

    Luiz, voce pode até estar certo, mas Bruce Lee era do Signo de Dragão, assim como eu, rsrsrs.
    Aliás, nós estamos no ano Do dragão.

    Draccon, já sou sua fã como leitora e por sua causa, vou ver esse filme.
    Um abraço.

  8. Silvio domingues da Silva on fevereiro 26th, 2012 2:01 pm

    Cara, eu assisti esse filme quando criança, mas naquela época, para mim foi só um filme, porém com o passar os anos, fui aprendendo muita coisa e ultimamente tenho aprendido que o Bruce Lee, foi um mestre não só de artes marciais, mas em muitos aspectos da vida.

    Preciso me esforçar para poder ter contato om as suas obras para poder aprecialas da forma certa nos dias de hoje.

Escreva uma resposta