Dragões de Éter no Wazup?

Resenha de Helena Lange para o Wazup?.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Resenha: Dragões de Éter – Raphael Draccon

Eu já comentei sobre esse livro no meu twitter (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) e de fato precisa de muitos comentários. A principio pode soar confuso e chato, mas quando a gente pega o jeito do autor as coisas se tornam claras. E repito, é o tipo de livro que a gente não tem vontade de parar de ler.

Conto por experiencia própria: sempre tem uma parte de um livro que a gente não gosta tanto e é uma regra que eu não podia ser exceção. A parte de Snail Garford (leia e saberás) sempre me entediou, sempre, mas os capitulos são intercalados em um esquema 1-2-3-4-1-2-… e eu ficava tão curiosa a respeito das outras partes que continuava lendo. Sabe aquela frase “vou ler só mais um capítulo”? Ou “eu preciso saber o que acontece com esse personagem então vou continuar lendo”? É exatamente disso que eu estou falando e quando a gente se dá conta, acabou o livro :(

Em menos de 300 páginas Dragões de Éter vira uma salada de contos de fadas e histórias contadas para crianças (Faz-me lembrar dos irmãos Grimm) que nao fazem o menor sentido separadamente mas que Raphael Draccon as interliga com maestria na pele de um bardo. Além de escrever de forma extremamente simples e ao mesmo tempo com uma riqueza incrível de detalhes, é regado a muita crítica e ironia. A história se desenrola como se o autor realmente conversasse com o leitor, com certos devaneios e auto-críticas.

eu tenho *-* lindão

Nova Ether é o mundo onde tudo acontece sombriamente, dividido em dois continentes e um sem-numero de reinos. Sem divindades mas com semideuses sempre presentes; e as fadas são encarnações desses semideuses, como avatares. Os habitantes desse mundo são os personagens das histórias infantis (Chapeuzinho branco que virou Vermelho, João e Maria, Gato de Botas, Branca de Neve, Capitão Gancho, …) que desconectados não tem nada a ver um com o outro e que são ligados por fatos possíveis para a realidade da fantasia épica escrita por Draccon; de onde vem, para onde vão e o que acontece depois do “Fim”. As motivações e razões para que esses personagens se tornem heróis são completamente humanas: orgulho, amor, guerra, saudade. Os momentos de paz em Arzallum que foram declarados após o fim da Caça às Bruxas está perto do fim e uma nova caçada vai acontecer.

Volto, assim que der, com Corações de Neve e Círculos de Chuva :)

Trechos que eu mesma transcrevi: http://bit.ly/wds9m9, http://bit.ly/Ad73Rx

Quer uma dica? Considere, inclusive, ler o epílogo e as orelhas do livro antes do restante da história.

Comentários

uma resposta to “Dragões de Éter no Wazup?”

  1. João Pedro on fevereiro 1st, 2012 6:48 pm

    Melhor resenha que já li !
    Essa menina é demais !
    O livro realmente é muito bom !

Escreva uma resposta