Dragões de Éter no Devorando Books

Resenha de Luan Lobo para o Devorando Books.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Resenha: Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas

Dragões de Éter - Caçadores de BruxasSinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga.
Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas.
Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer…
Minha Opinião:
Autor
A primeira vez que ouvi falar em Dragões de Éter foi por colegas entusiasmados na escola que só viviam grudados com os livros, daí despertou meu interesse, e eu não me decepcionei. A trama gira em torno de um mundo chamado Nova Ether, nele as divindades são os semideuses que precisam acreditar em sua criação para ela realmente existir. Você pode estar confuso com essa e outras afirmações fantásticas que viram a aparecer, mas isso não chegou a me incomodar de modo nenhum. Fazendo uma pequena comparação a obra do mestre George R.R.Martin (autor de Crônicas de Gelo e Fogo) vemos uma grande diferença. Martin tenta auxiliar a magia de modo que não interfira diretamente ao “plano real”, não sei se compreenderam, mas o que eu tentei de dizer é que Draccon escreve uma estória leve da qual não é preciso se compreender absolutamente tudo para que faça sentido, o autor não perde longos parágrafos a descrever bobagens, muitas coisas estão livre a interpretação de cada leitor.

A escrita de Raphael Draccon é diferente de tudo que já li na minha vida. O livro é narrado em terceira pessoa, mas a sensação que tive é de estar ouvindo crônicas de um velho sábio. A escrita interagiu comigo de tal forma que me senti em uma experiencia tridimensional, em um capitulo o narrador realmente faz com que entramos na estória vendo o cenário, os personagens com os próprios olhos e por um segundo esquecendo que aquilo era apenas uma leitura. Fui como uma criança que se perde na maravilhosa imaginação.

O livro mescla entre alguns contos como Chapeuzinho Vermelho, Capitão Gancho, João e Maria, e a criatividade do autor. Essas estórias sempre me atraíram de certo modo, por que antes de darem fama a alguns escritores e virarem desenhos da Disney, havia um toque sombrio e tenebroso, longe da imaturidade e inocência de uma criança. Chapeuzinho Vermelho por exemplo tem várias versões, algumas até com pedofilia. Mas Draccon dá um toque pessoal aos contos e escreve de forma rápida e leve, a maioria dos capítulos não chega a 7 páginas.

Com certeza há várias inspirações Nerds, e o autor pelo visto deve ter jogado muito RPG na infância. Ainda não citei que os personagens principais são crianças de muita personalidade. Tem muitas cenas divertidas e bobas no livro como brigas entre irmãos.

Não sei muito o que criticar, esse como sendo o primeiro livro do autor me agradou muito, espero que nos próximos livros ele evolua. Ao contrário do que muitos pensam, escrever fantasia é um ramo muito difícil. Principalmente no meio nacional onde não há grande incentivo para autores jovens e criativos.

A edição da Editora Leya está bem feita, só senti um pouco falta de uma descrição mais cuidadosa referente a numeração da trilogia. Os livros estão super acessíveis se comprados pela internet (submarino).

Ler o primeiro livro da Trilogia Dragões de Éter, Caçadores de Bruxas, foi uma experiencia singular que ultrapassou todas as minhas expectativas. Super recomendo!

Comentários

2 respostas to “Dragões de Éter no Devorando Books”

  1. B. Sayuri on janeiro 10th, 2012 12:18 am

    O Rei Primo Branford aparece no Caça as Bruxas?
    É que eu só li o Circulos de Chuva e Corações de Neve.

    @RD – Aparece sim. =)

  2. Leonardo Nepomuceno on janeiro 27th, 2012 11:52 pm

    Raphael, Muito obrigado por nós possibilita de lê uma obra tão genial.
    Lê os Três Livros em 2 Meses. Muito Bom.
    Varias Emoções. Cara você é um Gênio.
    Espero pode Lê outra de suas Obras.
    Agora a pergunta que vários leitores lhe fez, Dragões de Éter terá Continuação????

Escreva uma resposta