Espíritos de Gelo no “Eu Penso Sozinho”

Resenha de “Espíritos de Gelo” por Fabrício Martines para o Eu Penso Sozinho.

Link original aqui.

Para os que se interessarem, o livro pode ser adquirido exclusivamente pelo período de um mês no Submarino, ao valor de R$ 14, 90 nesse link.

Após o período exclusivo, ele seguirá normalmente para as livrarias do país.

Enjoy.

***

Espíritos de Gelo – Raphael Draccon

Comprei em pré-lançamento o novo livro de Raphael Draccon porque ano passado foi o autor que mais me surpreendeu. Quando comprei “Espíritos de Gelo” já sabia se tratar de um romance escrito para participar de uma coleção de livros lá em Portugal baseada em Lendas Urbanas, claro que na hora achei que Draccon era o mais adequado para escrever, afinal, sua experiência dentro dos Contos de Fadas deixou claro que o melhor autor na atualidade deste gênero, e ouso dizer do globo terrestre é Draccon.

Em “Espíritos de Gelo” encontramos um Draccon diferente daquele de “Dragões de Éter”, mas não comparemos a saga com esta obra isolada, cada qual traz sua peculiaridade. Na nova obra Draccon está mais afiado, não poupa palavras e sua sensualidade escorre por todas as páginas, brincadeira, esta foi uma brincadeira porque realmente nunca pude imaginar Draccon falando de sexo abertamente e tão abertamente que quase nos mostrou suas partes íntimas… Fiz esta brincadeira porque tive uma sensação boa de que Draccon é talentoso para todas as idades, e não é daqueles que fala de sexo de forma vulgar, pelo contrário, sua lucidez ou dissertação em torno do tema fica tão engraçado que percebemos de cara que estamos diante alguém que faz literatura de verdade. Temas assim são difíceis de abordar sem cair na vulgaridade barata, e ele escapou muito bem dos possíveis resmungões de plantão. Parecia que eu estava lendo algo como “Memórias de Minhas Putas Tristes” ou vendo um filme no melhor estilo “De olhos bem fechados”, mas com um protagonista muito mais interessante.

Paremos aqui com estas considerações sexuais porque o livro não é sobre isso, este é apenas um dos pequenos aperitivos do livro. “Espíritos de Gelo” trata de uma famosa lenda urbana, aquela da pessoa que acorda dentro de uma banheira, sem um rim e com um número de telefone para ligar. O suspense segue por todo livro e por não sabermos como o homem foi parar lá e porque, fica difícil abandonar a leitura, acho que toda lenda urbana traz esta curiosidade grudada ao medo, felizmente o medo é trocado por doses cavalares de ironia. Draccon poderia ser um apresentador de Stand-Up porque não há uma página tensa que não traga riso ao nosso rosto. Draccon criou um personagem que não presta, mas que nos cativa por sua lógica e ironia, ele zomba de si, dos outros e percebe o ridículo de praticamente tudo… Ver alguém sendo torturado enquanto analisa a própria tortura e tem tempo para bater papo com seus torturadores e ainda filosofar sobre questões profundas não tem preço. Acho que foram várias as vezes que acabei rindo durante a cena de tortura, é como dizem, desgraça pouca é bobagem, e eu não sabia se lia uma paródia destes filmes de tortura ou se assistia um novo episódio de 24horas.

Raphael Draccon não deixa de lado milhares, intermináveis, abundantes e extravagantes citações de absolutamente tudo o que está sendo falado nas mídias ou na cultura em geral. Estas citações, muitas vezes do mundo NERD e ROCK são o que dão um brilho à obra, porém, algumas pessoas que não convivem, e eu conheço algumas, neste mundo virtual não conseguiriam entender nem um terço do livro. Impagável o capítulo onde é discutido a capa do CD “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band” com seus significados e assuntos relevantes. O que nos remete à religiosidade ou discussão em torno dela que permeia boa parte do livro. Raphael Draccon claramente mostra sua espiritualidade, porém, ele é o cara mais espirituoso que conheço, no bom sentido, sua ironia é lançada para todos os lados, e dentro de um livro que aborda uma Lenda, de um autor consagrado por Contos de Fadas, nada mais verossímil que abordar tais assuntos.

Um livro que começa tenso, torna-se uma grande paródia do extremo da desgraça e fala deliciosamente numa linguagem jovem, sem subestimar o leitor e atiçando sua curiosidade.

Comentários

3 respostas to “Espíritos de Gelo no “Eu Penso Sozinho””

  1. José Henrique on novembro 28th, 2011 2:29 am

    Olá! Você não tem outro link para podermos comprar o livro?
    Esse link não aparece nada!

  2. B. Sayuri on dezembro 3rd, 2011 10:36 pm

    Pelo jeito, Espíritos de Gelo será uma reviravolta no Raphael Draccon que conhecemos no Dragões de Éter. Acho que vai ser uma experiência bem interessante quando eu ler esse livro.
    Tudo o que eu pensava que conhecia vai se transformar, trazendo seu novo lado através do livro.
    Estou até com medo do seu próximo livro, embora ansiosa.
    Bejus,
    Boa sorte com Espíritos de Gelo,
    B.Sayuri.

  3. Cecília Boechat on junho 13th, 2012 10:13 pm

    Mal posso esperar por esse novo livro. Estou partindo para o Terceiro de Dragões de Éter e estou completamente apaixonada por sua escrita. Você é um autor como nunca vi, e pelo que leio neste post é versátil, tornando-se vários em um. Mal posso esperar para ler suas outras facetas. Parabéns pelo seu trabalho .

Escreva uma resposta