Dennis Lehane

http://www.newtonvillebooks.com/blog/wp-content/uploads/2008/10/lehane.jpg

Dennis Lehane é o melhor escritor de thrillers policiais contemporâneos.

Eu fui conhecê-lo pessoalmente na FLIP de 2006, onde ele lá compareceu para uma mesa de debates comandada por Marçal Aquino, e que contava ainda com o romancista e roteirista mexicano Guilhermo Arriagua, autor dos filmes “Amores Brutos”, “21 Gramas” e “Babel”.

O primeiro livro de Lehane que li foi “Gone, Baby, Gone”.

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img4/281304_4.jpg

E eu não tinha como saber na época, mas já estava começando por sua obra-prima.

Já li esse livro duas vezes. E um dia sei que irei ler uma terceira.

É um fato: tudo na escrita de Lehane funciona. Os diálogos afiados, as metáforas irritantemente competentes, a ambientação de uma Boston particular que só quem viveu e cresceu no lugar poderia descrever,e, principalmente, os conflitos psicológicos que afetam seus personagens únicos.

Esse livro, ano passado, se tornou um filme nas mãos de… pasmem… Ben Afleck. E que ainda colocou seu irmão Casey Afleck no papel principal (não, não é só na televisão brasileira que existe neopotismo).

O próprio Lehane quando anunciou isso durante a Flip, disse, rapidamente e em bom humor, assim que anunciou o nome do diretor: “O filme será dirigido por Ben Afleck! Ei, calma, calma!”.

No Brasil, o filme saiu com o péssimo título: “Medo da Verdade”.

Entretanto, por incrível que pareça, o filme ficou bom!

Ben Afleck se mostrou um melhor diretor do que ator; o que também não era lá algo tão difícil de se mostrar.

Contudo, Casey Afleck – por melhor ator que seja – não tem nada a ver com o personagem Patrick de Lehane.

O próprio roteiro tem de fazer os personagens dizerem coisas como: “eu pensei que você fosse mais velho”, já que o visual “acabei de sair da adolescência” de Casey contrasta violentamente com o do experiente detetive particular.

Mas, como sempre, se você puder ter acesso ao livro, não veja o filme primeiro. Eu imploro isso a você.

Se você é fã de thillers e histórias policiais, leia esse livro.

Se você é fã de histórias, leia esse livro.

Se você não gosta de ler, leia esse livro.

Lehane tem a mania de fazer muito com pouco. Em frases curtas, utilizando metáforas explosivas, ele fala muito sobre a ambientação e o psicológico de cada personagem que aparece. A impressão que se tem é que seu texto foi lapidado para conter o mínimo possível o tempo inteiro, e dar seu máximo nessa encurtação.

O clímax a que Lehane leva os personagens principais de “Gone, Baby, Gone”envolve um dilema entre moral e ética tão poderoso, que até hoje tenho dificuldades de decidir qual personagem agiu corretamente, e qual agiu erradamente.

Porque, afinal, nenhum dos dois estaria errado. E há de se ter um controle narrativo esplêndido para se atingir um clímax em que um leitor se perturbe com tal decisão por tanto tempo.

De todas as suas obras, porém, a mais conhecida é “Sobre Meninos e Lobos” (Mystic River; 2003), devido ao explêndido filme de Clint Eastwood, realizado com um elenco dos sonhos.


A dica é a mesma: se puder, leia o livro. Mas se só puder ver o filme, a menos nesse caso ele é tão magnífico quanto.

E o próximo filme que será adaptado ao cinema de suas obras é “Shutter Island”, que fala sobre dois federais investigando um desaparecimento em um hospital psiquiátrico estranho, localizado em uma ilha; a tal Shutter Island.

O filme será dirigido pelo “desconhecido” Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio no papel principal.

Abaixo, segue o trailer com aquelas imagens que só Scorcese consegue em seus filmes policiais. Assistam em HD e com a tela inteira, por favor.


Fica a dica. Seja em imagens gravadas em película, seja em tinta impressa em páginas, acredite em mim, Dennis Lehane vale cada centavo…

Comentários

6 respostas to “Dennis Lehane”

  1. Rato de Biblioteca » Blog Archive » Medo da Verdade on abril 8th, 2010 8:14 pm

    [...] Dennis Lehane – ótimo artigo sobre o autor e seus livros, no blog Dragões de Éter (de Raphael Draccon) [...]

  2. MALU on novembro 10th, 2010 10:08 am

    Realmente! Sou fã inconteste desse escritor e confesso que perdi noites de sono por não CONSEGUIR parar a leitura no meio, principalmente com a série Kenzie – Genaro. Porém nada me foi mais gratificante, recentemente, do que a leitura de “Naquele Dia”. Lehane transcendeu!
    Abç.

  3. Aline on novembro 4th, 2011 7:06 pm

    Meu namorado leu o sobre meninos e lobos e adorou. Gostaria de presenteá-lo com outro livro do autor. Qual me recomenda?

    Abs

    @RD – Gone, Baby, gone =)

  4. Robson Costa on dezembro 11th, 2012 11:48 pm

    O primeiro livro que li dele (pego na biblioteca do CCBB do RJ) foi Sobre Meninos e Lobos. Que livro, eu ainda não havia visto o filme, que é muito bom sim mas mesmo assim é metade do que o livro é.
    O Gone Baby Gone ainda não li mas vi o filme que achei muito bom, porém minha noiva comentou vários furos do roteiro, que depois de pensar concordei com ela. Quero ler o livro para ver se há esses furos.
    E agora estou terminando de ler Paciente 67. Como ultra-hiper fã de Scorsese, já havia visto o filme. O livro também é ótimo.
    Sò um detalhe de um erro que muitos comentem Raphael: é “Scorsese” e não “Scorcese” como você escreveu.

  5. Robson Costa on dezembro 11th, 2012 11:51 pm

    Ah, só mais uma coisa, quando lia Sobre meninos…sempre imaginei o personagem de Whitey Powers como o ator Brian Dennehy, sempre achei a cara e o jeito dele. Pra mim ele deveria ter sido escolhido para o papel.

  6. VÍRUS DA ARTE & CiaFilme – MEDO DA VERDADE | on fevereiro 26th, 2013 7:10 pm

    [...] do filme no IMDb – Medo da Verdade – crítica de Fábio Rockenbach no site Cinefilia – Dennis Lehane – ótimo artigo sobre o autor e seus livros, no blog Dragões de Éter (de Raphael [...]

Escreva uma resposta