“Dragões de Éter” no Ler e Imaginar

Resenha de Mim e Bah para o Ler e Imaginar.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas do escritor Raphael Draccon

DDE_CacadoresdeBruxas

Sinopse:

Com diversas referências contemporâneas, que vão de séries como Final Fantasy a contos de fadas sombrios, passando por bandas de rock como Limp Bizkit e Nirvana, o autor constrói, com extrema habilidade, uma narrativa em que romances, guerras, intrigas, fantasias e sonhos juvenis se entrelaçam para construir o final poético desse fantástico quebra-cabeça. Essa obra, que é a estréia do roteirista Raphael Draccon na literatura, combina fantasia, história antiga e aventura na medida certa, de uma maneira revolucionária em relação aos demais livros do gênero.

A história do livro se passa em Nova Ether, um mundo controlado por semideuses e criado através da imaginação. Neste mundo, vivem alguns dos mais célebres personagens dos contos infantis: Chapeuzinho Vermelho (que, aliás, odeia esse nome), João e Maria, entre outros personagens que fizeram parte da minha infância e acredito que da sua também.

O livro começa explicando como funciona Nova Ether e como ela continua existindo. Está ai um ponto que me impressionou muito, a criatividade do Raphael ao criar um conceito totalmente novo e diferente de todas as histórias que eu já li.

A história se desenvolve mostrando hora do ponto de vista dos plebeus, moradores desse mundo, hora na visão da família real. Tudo parece calmo nesse reino, até que aparece o pior dos piratas para acabar com essa falsa paz: Jamil Coração de Crocodilo, o filho de um pirata muito famoso nas histórias infantis.

Com muita ação, Dragões de Éter é uma leitura ao mesmo tempo envolvente e complicada, pois é preciso prestar muita atenção em informações que no momento parecem aleatórias, mas que depois são essenciais para o desenvolvimento da história.

Outro ponto positivo, e que em minha opinião é o que dá um sabor especial ao livro, é o fato de ele mostrar uma questão que atormenta todas as crianças após o término da leitura de um conto de fadas: o que acontece após o “viveram felizes para sempre”?

Em minha opinião, Raphael Draccon desbanca muito autor gringo, e se você quer começar a se interessar por literatura brasileira, eu recomendo essa série. Com personagens cativantes e um cenário mágico, é um prato cheio para os fãs de ficção.

Ainda não li o segundo livro, mas estou muito ansiosa para saber como será o desenvolver dessa história.

Comentários

Escreva uma resposta