“Dragões de Éter” no Fadas na Janela

Resenha da Samantha para o Fadas na Janela.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas

Postado por Samantha às 3:29 PM Sábado, Junho 11, 2011

Autor : Raphael Draccon
Editora: Leya
Número de páginas: 438
Ano de publicação:  2007

Todos que me conhecem sabem que fantasia me fascina, também tenho certeza que sabem que eu não tenho nenhum preconceito contra literatura brasileira, o que eu não gosto é de histórias ruins. Também sou obrigada a admitir que a opinião dos outros sobre a maioria das coisas não é de muita importância pra mim. Através de uma amiga fiquei conhecendo a Trilogia Dragões de Éter e não foi o entusiasmo dela ao contar parte da história que me chamou atenção e sim o próprio tema, e por isso quando os semideuses me ajudaram financeiramente eu comprei os livros para lê-los.

Vamos lá, no começo achei a leitura um pouco maçante, eu adoro escritores de escrita arrastada (meio loucura eu sei!), porém essa história de narrador ficar a toda hora parando pra dar explicações ou fazer gracinhas com o leitor me incomoda um pouco e por alguns momentos pensei que não ia conseguir terminar a leitura.

Mas aos poucos a história foi se desenrolando e a curiosidade aumentando, é claro a narração ainda estava um pouco cansativa, porém a história ganhava um clima tão interessante que o narrador era uma mera pedra a ser suportada no sapato.

Cultura pop, mundo fantástico, clima medieval e muita imaginação podem definir o primeiro livro dessa trilogia. Ver nossos personagens de contos infantis por outro ângulo foi extremamente divertido e interessante.

A existência de Maria e João, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve em uma mesma narrativa costurada com uma história extremamente bem construída faz desse livro um dos melhores do gênero que já li. Não é um livro de fantasia infanto-juvenil como muitos que estão hoje em voga, mas também não é um livro voltado somente pra adultos, os dois lados podem ler, os dois lados podem se divertir.

Para os amantes de livros épicos, mas que não abrem mão de um pouco de modernidade Dragões de Éter – Caçadores de bruxas é uma ótima pedida. Em muitos momentos me peguei lembrando A caverna do dragão, o que me trouxe uma sensação de infância, de algo conhecido.

E o mais interessante é que o narrador por fim se torna aquele amigo meio chato, mas que você está tão acostumado com ele que se diverte em sua companhia sem se preocupar com suas excentricidades.

Não vou citar personagens favoritos, creio que eles se complementam , apesar do segundo príncipe Axel ser com certeza um protagonista, todos os outros personagens são muito interessantes. E mesmo que alguém me mate sou obrigada a dizer que pra mim o ponto alto é a Branca de Neve beijando o sapo, mas pra saber como isso acontece só lendo o livro pra saber.

Sem querer soar puxa-saco, creio que encontrei um autor brasileiro da cena atual de grande talento.

Comentários

uma resposta to ““Dragões de Éter” no Fadas na Janela”

  1. João Paulo Dias on julho 11th, 2011 9:13 pm

    Estou começando a ler agora e achei incrível o fato de que compartilhamos EXATAMENTE a mesma opinião. Também achei um pouco cansativo no início, quando, por exemplo, ele repetia “a menina que viu sua avó ser devorada por um lobo assassino” a cada página, apesar de por um lado achar legal esse tipo de narrativa mais esmiuçada e pensar que, à frente, a história começaria a ficar mais interessante. Muito bom esse comentário sobre o livro, mandou ver.

Escreva uma resposta