A Defesa de Axel

axel

Post muito bacana para os que já leram a trilogia “Dragões de Éter” e cheio de spoilers.

Se você ainda não leu os três livros, melhor voltar a ele no futuro.

A leitora Jeniffer Viana recentemente escreveu um texto defendendo a união do casal Axel Branford e Maria Hanson, baseada em trechos do livro e raciocínio próprio. O resultado final ficou muito interessante e pode ser conferido abaixo.

Enjoy.

***

AVISO: Este tópico possui spoilers referentes aos três Dragões já lançados, então se você ainda não os leu é melhor parar por aqui.

OUTRO AVISO: Como logo ficará evidente estou aqui para defender o casal Axel e Maria, se você gosta do Don Juan ou do Casanova, bom… Gosto é gosto. Não tente me forçar a mudar minha escolha e em troca não tentarei mudar a sua, estamos combinados?

Então, vamos começar…

Primeiro, pelos meus sentimentos, perfeitamente descridos na pag 25 de Círculos de chuva:

Imagino que  a vontade seja de enforcar o narrador do conto”.

Confesso que pensei seriamente em ir tirar satisfações com o bardo, mas levando em consideração que ele pratica artes marcias e que ele é o único que sabe como realmente a história termina achei melhor deixar quieto e entender que uma vez que o escritor define um casal na história ninguém consegue fazer com que “Ele”  mude de ideia e que  as vezes ele possa até  guardar um amontoado de justificações que expliquem uma mudança no decorrer da trama, no caso especifico, o rompimento de Axel e Maria.

Mas, e esse é o grande “MAS” que me consola, vai que ele ainda não definiu nada e exista a mínima possibilidade do meu casal preferido (Axel e Maria, né?)  terminar juntos. Bom, ai eu penso que ele – o bardo -  possa vir a ser motivado. Sendo assim resolvi fazer um pequeno texto sobre a defesa de Axel como par romântico de Maria Hanson.

Bom,  vamos aos argumentos:

1) Alma Gêmea

“Almas gêmeas nasceram juntas, são irmãs, mas em virtude do pecado cometido tiveram que se separar e por sentirem solidão encontraram outra alma partida que juraram amar por eternidades e assim foi feito. Cada ser possui  outras duas metades, aquela que chama de irmã e aquela que chama de amor e são essas outras metades que o completam”.

Pelo que percebi nos livros o escritor apóia a ideia acima, uma vez que  em  Corações de neve, João entrega o anel a irmã, reconhecendo ela como alma gêmea e a Ariane como a mulher de sua vida.

E por que isso é relevante?

“-Ariane, Me dê  um exemplo de um casal perfeito?

-Axel e Maria

-Por quê?

-Eles se complementam.  “

Círculos de chuva pag.  122

Bom, nós sabemos que Ariane é uma garota “tocada” que é capaz de ver bem além do que as pessoas normais conseguem, será que ela se equivocaria neste ponto? Justo neste?

Então, para mim, se ela diz que Axel e Maria formam o casal perfeito e que se complementam eu acredito

Tá, eu sei que Axel se casou, mas veja bem…

A ideia de casamento entre elfas não é como no conceito humano, esta mais para uma ligação entre irmãs”. Círculos de chuva  pag 302

Claro que o casamento dele foi “único” e tal, porém te faz pensar o fato do conceito de casamento ser diferente entre elfos e humanos.

Conclusão:

João e Maria são almas gêmeas assim como Axel e Livith.

O homem da vida  da Maria é Axel. (É  o que espero…)

2) A Missão (espiritual) de Axel:

Axel  foi obrigado a deixar Maria  para cumprir suas obrigações como príncipe, e ajudar o irmão que ele  havia machucado tanto. Ele se viu obrigado a fazer isso ao descobrir tudo pelo que Anísio havia passado.

Entretanto, é importante lembrar que, além disso, antes de partir para o Nunca ele perde o seu guarda-costas e é tomado por ódio. Literalmente, o herói esta no fundo do poço, ele perdeu a mulher que ama e o melhor amigo.

Eu sei o que é perder um grande amor, e sei o que é ter de deixar um grande amor para trás” Axel, Círculos de chuva pag. 382.

Axel … não correu por si só.  Correu por um irmão que precisava compartilhar. Correu por um amor que não podia voltar atráscorreu pela busca de uma identidade”. Pag. 93

E como vimos isso mudou o mundo, ele ter ido para o Nunca permitiu  que seu irmão ganhasse a guerra. “Rei Anisío Branford sabia que seu irmão havia chegado, e que havia cumprido o destino que precisava cumprir”. Círculos de chuva pag. 511

Axel cresceu  e aprendeu na terra do Nunca. Mas ainda terá que acertar as coisas com o mestre Ira, mas lembre-se qual é o oposto deste mestre? Amor, paciência.

E o casamento dele com a Livith vai perdurar? Sim, deve. Porque é um casamento feito entre almas gêmeas, como o casamento de João e Maria.

Conclusão: Axel teve que passar/ vai ter que passar por duras provas para se tornar “digno”, puro, um verdadeiro iniciado. O escritor mesmo coloca que quando ele esta rumando para as terras do Nunca, de olhos vendados, a passagem se assemelha a uma iniciação. Axel tem que assumir seu papel no mundo. Porém penso que após terminar sua missão e eliminar dentro de si toda ira ele irá encontrar o amor, mais uma vez, na figura “Dela”.

3) Axel e Maria ainda se amam?

Esse  ponto é crucial, em Círculos de Chuva são poucos os momentos no qual mostram um pensando no outro. Poucos mesmo. O que sugere que  o sentimento que havia entre eles tenha acabado. Entretanto, observe os seguintes trechos:

Quando Axel gostou de mim, gostou do que eu era. Eu não tinha nada a oferecer em termos de status”. Maria Hanson Círculos de chuva pag. 222

Axel Branford lembrou-se dela. Claro que ele se lembrou dela naquele momento. Claro, que mais uma vez ele desejou que tudo fosse diferente. Mas aquele não era um conto de bardos. Aquele era o mundo real. *E era o momento dele assumir seu papel no mundo”. Círculos de chuva pag. 293

*Trecho relacionado a missão que ele deveria cumprir.

E a figura de Axel Branford e o sentimento doloroso que a aprisionava a ele, aos poucos, foram se *dissolvendo”. Círculos de chuva pag. 526

*Dissolver não é o mesmo que acabar, destruir, esquecer. Dissolver é tornar mais fraco, mais sutil… etc.

Conclusão: Maria é e sempre será a escolhida de Axel, não vejo como isso possa ser mudado. Claro, que ela está magoada por tudo que aconteceu, mas isso não é o suficiente para ela esquecê-lo de vez. E Axel não esqueceu dela e deseja que tudo  fosse diferente…Talvez um dia seja, né?

E  vai ser curioso ver um reencontro entre “eles”. No mínimo interessante. Quero ver como esses dois corações irão se comportar na presença um do outro.

4) Casanova e Don Juan

Vocês acreditam que eles possam mesmo mudar? São “Eles”!

Eles podem adorar a Maria e pensar em ter apenas ela como mulher para o resto da vida. Mas eles fazem isso pelo sabor da conquista, pela dificuldade…

Além do mais, quem seria o escolhido dela? Não ia rolar aquele lance de Dona Flor e seus dois maridos, não é?

Ah! Mas, eles devem continuar por perto e seria legal ver um deles namorando a Maria  e o que isso provocaria no Axel, que obviamente terá que lutar  para provar que merece o amor dela, o perdão dela… etc.

Conclusão: eles serão os amados arqui-rivais de Axel e tornarão a trama bem interessante. Mas, não se pode mudar a natureza dos dois maiores conquistadores de todos os tempos.

5) Conto de fadas, finais felizes e tudo o que sobra.

A estrela de Black olha por Axel e Maria, ela os protege. Por mais árduos e problemáticos que sejam os caminhos que eles percorram, eles devem se encontrar novamente.

A história precisa manter a essência dos contos de fadas, a dupla essência que eles possuem.

Ao longo da jornada presenciamos o derramamento de sangue, pactos sombrios e dor. Muita dor. E isso nos remete as primeiras histórias, aquelas que não possuíam o final feliz.

Mas, precisamos da segunda essência dos contos, aquela que foi formada com o passar dos séculos, aquela que assegura que o bem pode vencer o mal, que o amor pode vencer tudo. Que nos remete a histórias que a plebéia pode vir a se tornar princesa.

E eu, realmente, quero ver a personagem de bom coração  ter o príncipe aos seu pés. Simplesmente por amor. Simplesmente para ver as metáforas que esse romance encerra.

Li por ai, que o quarto livro possa vir ter uma passagem de cinco anos do término do terceiro e isso me assusta. Vai  ser estranho encontrar os personagens cinco anos mais velhos… Mas, vai ser bom rever o reencontro de Axel e Maria após esse tempo e ver como o amor dos dois será despertado.

Ah! Claro, existe a possibilidade deles não ficarem juntos, não é? Mas isso seria injusto, injusto mesmo.

Por quê? Bom, observe que o motivo do término foi uma obrigação, não é injusto o amor terminar por causa de um dever?

E tudo, toda a história que eles passaram teria que ficar como lembrança e os sonhos de ambos não se realizariam…

A Maria disse: “Eu teria amado você

Não seria triste vê-la incapaz de amar? A potência desse amor seria destruída…

Axel usou todos os clichês e fez tudo o que podia para se separar dela com amor, fez tudo o que pode para dar a ela uma noite perfeita… Mas, eles merecem mais do que isso. Eles merecem o final perfeito, com o viverão felizes para sempre estampado na última página.

“E as forças que chamam de semideuses  são apenas observadores que podem torcer por seus preferidos  e odiar seus malditos”.  Casanova, Círculos de chuva pag. 280.

Comentários

26 respostas to “A Defesa de Axel”

  1. Jéssica Schiavetto on março 11th, 2011 10:19 pm

    Post muito bom mesmo, muito bem escrito, acho que representa o sentimento de muitas leitoras e leitores também.
    Será que vários apelos insistentes influenciariam as futuras decisões do bardo (rsrsrs).
    Parabéns pelo texto.

  2. Pedro on março 15th, 2011 8:55 pm

    Só tem um defeito nesse post, o nome da estrela romântica é Blake e ñ Black

  3. stela on março 17th, 2011 6:09 pm

    aaaonw *_* amei o texto perfeito, acho que expressa tudo o que eu queria nesse mundo, tomara que o axel e a maria fiquem juntos… ai o casanova e o juan podem me disputar..kkkk

  4. Julia on março 17th, 2011 6:34 pm

    A separação do Axel e da Maria foi uma parte difícil de engolir ,e odiaria se os dois não acabassem juntos.Além desse post ser muito bem escrito ele tem a razão do lado dele.Parabéns Jeniffer.

  5. Gabriel Pedro on março 19th, 2011 10:38 am

    Acredite ou não, esse site aparece como mais acessado. O escritor RD é tão envolvente que você não desgruda do livro.Minha mãe até apelidou o livro de bíblia, pois até hoje que já terminei a trilogia a 4 meses não saio sem ele de jeito nenhum.
    Acredito numa reviravolta no 4, o Rumpelstichen tem que aprontar alguma.

    A parte que mais gostei, foi a da Corações de Neve, pag. 205.

    Você quer saber qual é e não tem o livro?

    COMPRAAAAAAAAAAAAAA, financie a literatura nacional.

  6. beatriz on março 19th, 2011 4:26 pm

    Esses dois últimos livros foi uma decepção para as pessoa que acreditavam no casal. A poio totalmente os pensamentos de jeniffer sobre isso.
    A final, no mínimo, eles mereciam um final feliz.

  7. Carolina on março 24th, 2011 1:31 am

    Gostei muito do post. Gostie muito mesmo, eu meio que a todo momento lendo Círculos de Chuva, esperava pelo momento que o Axel ia lembrar da Maria, então o casamento foi muito chato pra mim por que eu gosto demais dos dois. O post está muito bem escrito, com os trechos e tudo o mais. Estou escrevendo um conto sobre eles, logo logo estará no meu blog (:
    http://caixa-a-a.blogspot.com

  8. Melissa on abril 6th, 2011 5:29 pm

    Concordo plenamente com esse post! O Axel ama a Maria gente! ele mesmo diz, em corações de neve que ela seria a única mulher na vida dele que ele amaria. E que ele NUNCA ia esquecer ela, então, eles merecem mesmo ficar juntos.
    Quando eu acabei o segundo, quase tive um troço, mas imaginei qque no terceiro tudo ia se concertar. Mas, meeeu ! Ainda me aparecem dois conquistadores, e o Axel até pareceu gostar um pouco da Livth !
    Agora, antes que metade dos leitores abandonem a série, é melhor eles se reencontrarem, e ficarem juntos.
    Afinal, os semideuses não tem nenhum direito na história, não ?!

  9. Ana on junho 3rd, 2011 9:27 pm

    Só para deixar registrado:

    APOIADO APOIADO!!

    Axel e Maria separados não dá!!

    =]

  10. Gabriela on julho 2nd, 2011 3:27 am

    Pera… Eu ouvi quarto livro??pera q eu vou ter um troço!!que ótimo espero q o axel e a maria possam ficar juntos de nv ,se ñ ficarem juntos como casal q pelo menos se encontrem novamente ,olho no olho sabe?e tb espero q os rivais casanova e don juan estejam por perto nessa hora pra dar cíumes no axel. eles se amam
    NAO PD ACABAR ASSIM…ou eu posso ter OUTRO troço;-)
    Aliais, belo post.

  11. Leticia on agosto 27th, 2011 5:09 am

    Eu adorei o post e vou fazer uma campanha agora pro RD:Campanha Axel e Maria juntos :P
    E eu tb to lokaaaaaaaaaaaaaaa pro livro 4.Tomara q o Axel e a Maria fiquem juntos!

    Bjs.

  12. giovana on outubro 30th, 2011 4:37 am

    O post ficou incrível, eu concordo plenamente que o Axel e a Mraria devem ficar juntos. O reencontro entre os dois seria super emocionante, mal posso esperar pelo próximo livro.

  13. Evelyn on abril 8th, 2012 11:46 pm

    Esse post foi um alivio para o meu coração , o rompimento deles quase me fez parar de ler o livro , mas felizmente o RD escreve divinamente. Mal posso esperar pelo quarto livro, post muito bem feito , parabéns !!

  14. Giovana on julho 3rd, 2012 3:22 pm

    Bem li apenas os dois primeiros livros da série mas como descobrir que Axel casava com a prometida e não com Maria fiquei muito surpresa e procurei mais explicações até q achei esse post foi um alívio quando o encontrei, pois pra mim que adoro os dois, é uma esperança de que Maria e Axel ainda fiquem juntos pois não acredito que Axel sinta por Livith o que ele sentiu e aposto que ainda sente por Maria. Agora é minha vez de pedir que Raphael me surpreenda com uma coisa que espero muito que é a volta de Axel e Maria. Pois acredito e muito que Raphael é esse tipo de escritor. Desses que gostam de surpreender, desses que quando desistimos ele mostra um porquê pra continuar e é esse porquê e esse post que ainda me trazem a esperança de ver eles juntos de desses possíveis livros que virão.

  15. Luis Purim on agosto 19th, 2012 7:31 pm

    Realmente foi uma decepção os dois não ficarem juntos. Creio que seja a minha única crítica ao lembrar “de cabeça” dos pontos principais.
    Mas o autor deixou as portas abertas para uma continuação, nada foi definido!
    Não vejo amor “eros” entre Axel e Livith, até porque elfas não sentem isso, apenas atração com fins reprodutivos. E também não vejo isso da parte da Maria com o Casanova ou o Don Juan, que na real só estão disputando um troféu. Como homem, tenho essa visão.

    Espero um desfecho no próximo livro, se houver uma continuação, é claro.

  16. Janaina on outubro 6th, 2012 3:35 pm

    Olá
    Primeiro, parabéns pelo post Jeniffer, Super bem feito!!!
    Segundo, ratifico aqui a opinião de todos os leitores acima. É triste ver Axel e Maria separados. Eu particularmente adoro ler pq assim como todo mundo posso viajar para outros mundos visitando a vida de outras pessoas como uma voyeur das mais bem intencionadas, torcendo sempre pelos heróis, mocinhos e mocinhas.
    O problema aqui é quando até mesmo os livros de fantasia se igualam a realidade, que convenhamos já é bem triste por si só.
    Eu realmente gosto quando eles demonstram problemáticas do cotidiano, questões como honra, hj em dia pouco discutidas, deveres e obrigações, o bem contra o mal, e por ai vai. Mas o q me deixa fula da vida é realmente quando nem mesmo na fantasia podemos ver um “Final Feliz” para os nossos personagens amados, afinal, o leitor acaba se apropriando sim um pouco daqueles seres, os tornando seus amigos.
    Já é triste por si só os desencontros da própria vida, ver isso eternizado nas paginas dos livros então é sofrível.
    Por isso, faço aqui meu apelo: Por Favor Raphael D. faça um 4° livro, e q neste, alem de podermos revisitar Nova Éter e seus moradores mais q amados, possamos enfim, ver Maria e Axel juntos, em seu verdadeiro final feliz, do tão esperado conto de fadas. Afinal, eles merecem!!!

  17. Amanda Dias on outubro 13th, 2012 3:40 pm

    Bem… depois de ler este post fico feliz de não estar só na luta a favor de Axel e Maria. Pois apesar de estarmos diante de uma recontagem de contos de fadas eles ainda são contos de fadas e os bardos não podem mudar isso (sinceramente nem acho que queiram).
    O Post é maravilhoso! Mas gostaria de lembrar uma passagem do nosso professor favorito, quando ele diz a Maria ainda no inicio de Círculos de Chuva ” Se não teve o final feliz é por que ainda não acabou” (Não deve estar como no livro por que não estou com ele em mão para reproduzir com perfeição).
    A outra dupla de jovens irresistíveis, são realmente irresistíveis, mas não vejo Maria escolhendo um dos dois, acho que nem eu conseguiria escolher um dos dois! E também volto ao 2 livro quando Axel deixou bem claro que “MARIA” era a mulher da vida dele e que tomou seu coração por direito.
    E como mulher estou aqui dizendo que os sentimentos e pensamentos dela estão se dissolvendo, até Maria ficar frente a frente com Axel de novo, por que já diziam os mais velhos, “O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, O CORAÇÃO NÃO SENTE!”.
    Só nos resta espera pela bondade desse bardo publicar o 4 livro para ver se eu não dou OUTRO TROÇO!

  18. Marcia on janeiro 13th, 2013 7:33 pm

    AH. MEU. DEUS! Ainda bem q encontrei fãs iguais a mim, e assim como todos eles eu tb tive um troço qdo Áxel Terra ‘Lindo’ Branford disse q tinha uma noiva prometida!! Eu espero q seja um daqueles sustos bem dados, daqueles q so os melhores bardos sabem dar p deixar a historia mais emocionante! Maria merece o Áxel e vice e versa e eles formam o casal perfeito! Aproveitando a ocasiao elogio o post, muito bem feito e me trouxe esperanças, e estou esperando ansiosamente pelo quarto livro!

  19. Graziely on janeiro 24th, 2013 3:26 pm

    Pois é né. Também concordo …

  20. Luiza on fevereiro 9th, 2013 5:43 pm

    Cara, é super bobo, eu entendo. Mas eu juro que quase desisti do livro depois que o Axel casou. Draccon, deixe o realismo para o Martin, ok?! Seu livro era muito bonitinho e fofinho e “venceremos pelo amor” pra acabar assim… Já fiquei meio irritada com o encanto que o Axel vai desenvolvendo pela versão feminina do Legolas, e aquela história de segunda chance, não não não! Queremos um livro menininha bem à la Disney “viveram felizes para sempre”. A Maria é muito especial pra acabar num triângulo amoroso, que confesso ultimamente tem me irritado, porque TUDO tem triângulo… pelamor do Criador! Que mulheres indecisas!!
    Enfim, fico feliz só de saber de que terá um próximo livro, mas torço pra que ele tenha um final tão clichê quanto qualquer romance Jane Austen… que todo mundo sabe que é impossível, mas todo mundo gosta e se comove do mesmo jeito.

  21. Beatriz Barcella on julho 9th, 2013 2:00 am

    Esse post foi realmente perfeito! Quero ser escritora quando crescer, por isso levo muito em conta oq leio!!! Espero q seja mais uma das supresas de Draccon haha! Acho Axel e Maria o tipo de casal que continua se amando não importa oq aconteça. Outra questão indeterminada foi o sapato q Maria esqueceu no baile…. Isso e outros fatores me fazem pensar q ainda n acabou!!!

  22. Giulia on agosto 31st, 2014 3:24 pm

    Adorei as ideias!! Acho que se fosse para ter o 4 livro, a vilã poderia ser a Úrsula de Ariel! E sou super contra a separação de Axel e Maria! Seria legal a Maria e a Ariane lutando contra a Livith e o Axel lutando contra o Casanova e o De Marco…

  23. Sarah on dezembro 3rd, 2014 11:19 am

    Concordo com exatamente TUDO que essa garota disse!
    Meu casal favorito.. Simplesmente se dissolveu. E o pior: não tem uma continuação e Raphael não me dá nem uma luz de esperança!!!!!!!!!!!!!
    Poxa, agora quem ficou desacreditada no amor fui eu! Afinal, se existem poucas coisas pelas quais valem viver ou morrer, e se o amor é uma delas… Pq Alex, amando tanto quanto ama Maria (O QUE É ÓBVIO, POR FAVOR!) pq, pelos dragões, ele não volta atrás dela?
    Acho, deixo bem evidente minha opinião aqui, que, Raphael Draccon, deveria definitivamente fazer um outro livro terminando esse assunto.
    Não dá para aceitar que almas gêmeas não fiquem juntas!
    Qual é, Raphael, nós, suas fãs desesperadas e de corações partidos (por sua culpa, deixo em evidencia isso também), precisamos de um final feliz para o melhor casal de todos!!!!!

  24. Samantha on dezembro 3rd, 2014 11:22 am

    Apenas reflita:
    Se você fosse obrigado a ir para um lugar beeeeeeeeem longe, deixando para trás, a Carolina… Você faria o que, Raphael? Lutaria pelo amor que sente não importa se iria viver ou morrer ou a abandonaria?

  25. Srta. Rosadas on janeiro 31st, 2015 6:05 pm

    Ler este texto e os comentários sobre ele foram um conforto para o meu coração.
    Sinceramente fiquei bastante frustrada com o final do segundo livro, que por sinal eu li ontem, e devo confessar que não aguentei de ansiedade e li as passagens do terceiro livro para saber o que aconteceria.
    Nem sei se conseguirei terminar de ler o terceiro livro, a frustração e a tristeza me impedem.
    Uma estória tão bonita e envolvente foi rompida para dar lugar a duas estórias que pareceram construídas de forma rápida e rasa, na minha humilde e parcial opinião.
    Fico triste que o meu casal favorito tenha virado uma homenagem a Shakespeare.
    Sei que a vida não é feita de finais felizes, mas é por isso que amo tanto os livros, pois neles os sonhos se realizam e te dão esperança de que sempre é possível alcançar o “felizes para sempre”.
    Espero que tenha um próximo livro e que neste o Axel e a Maria mostrem que são corajosos e fortes o suficiente para ficarem juntos.

  26. Carla on novembro 28th, 2015 5:24 pm

    Amei o texto! Eu também sinto falta do final feliz de Axel e Maria. Li uma vez que a trilogia fechou um ~círculo~ e que se tivessem próximos seriam como uma outra fase. Lendo o texto, isso fez mais sentido para mim.
    A autora do texto esqueceu de dois pontos que tem na história.
    O primeiro é uma conversa de Maria e Sabino, onde o velho fala “Nenhum conto de fadas termina mal. Se atualmente não está bem, é porque ainda não chegou ao fim.” Eu entendi isso como uma luz no fim do túnel, uma esperança de que Axel e Maria ainda possam ficar juntos.
    E o outro ponto é que na despedida do casal, Maria quer dar um presente para que Axel sempre se lembre dela, mas o príncipe o recusa pois “Aceitar algo que possa recordá-la, Maria Hanson, seria admitir a possibilidade de que eu poderia esquecê-la.”
    Ou seja, se ele disse que não pode esquecê-la e acaba por esquecer, ele seria um mentiroso que gosta de iludir as jovens plebeias…

    Apenas reforçando que o livro deixa várias pistas e ganchos, ao meu ver, para um próximo livro onde Axel e Maria finalmente possam ter seu final feliz.

Escreva uma resposta