Sobre Roteiros Cinematográficos

 

Ontem escrevi sobre o mercado literário, aproveitando a mensagem de dois leitores.

Hoje aproveito a mensagem do Gilberto Xavier, que participou de meu workshop em São Paulo, ao longo da Mostra Curta Fantástico, para fazer alguns breves comentários sobre o mercado cinematográfico.

Saudações, Raphael!

Sou um dos caras que assistiram à sua palestra na Casa das Rosas, no domingo da semana da III Mostra Curta Fantástico. Foi bem interessante para mim, principalmente depois de eu ter assistido à oficina do Syd Field na Alumni, podendo assim comparar pensamentos! Agora quero me interar mais sobre os eventos que envolvam apresentação ou apreciação de roteiros cinematográficos, assim, gostaria de saber de você quais as principais páginas da Net, através das quais, você se mantém informado? Há outro veículo que recomenda? Costuma participar de listas de discussão de cinema? Quais? Também gostaria de saber quanto você cobra por análise de roteiro. Perdoe-me por fazer tantas perguntas assim no “primeiro” contato, mas agradeceria se pudesse fazer a gentileza de me acender essa luz, quando tiver um tempo!

Obrigado e bom ano!

Como sempre lembrando do filósofo Jack, por partes:

Sobre cultura pop: O Omelete. De vez em quando também, o Herói.

Sobre roteiros cinematográficos: O Roteiro de Cinema, portal do Fernando Marés é muito bom, principalmente para quem está começando.

Fernando inicialmente iria tentar criar uma espécie de “agência de roteiristas tupiniquim”, a Arte & Letra.

Mais para o início da minha carreira, eu quase fui agenciado por ela (nossa, deve fazer quase uns dez anos isso…). Mas acabou que não rolou, e na realidade hoje eu nem sei se ele desistiu da idéia de coordenar uma empresa do tipo, ou se a idéia original ainda existe.

Sobre mercado:  O Propmark é ótimo. Bem completo até.

Nas partes de notícias sobre as produtoras, ele parece até mesmo um “TV Fama empresarial”, dizendo qual empresa está “pegando quem”, e quais “casamentos profissionais” estão sendo desfeitos, refeitos ou iniciados.

A comunidade Roteiro – Cinema e TV, do Orkut.

O seriado da HBO: Entourage.

Costumo pouco; e elas não costumam acrescentar nada não. Mas você pode tentar a Roteiro de Cinema da Yahoo.

As melhores listas, porém, você precisa ter no mínimo um longa-metragem filmado para poder entrar.

Não existe uma tabela, nem preço fixo. Quanto mais tempo e currículo você tem no mercado, mais seu preço sobe.

Além do mais, você não cobra para analisar um roteiro de baixo-orçamento o mesmo valor que cobra para analisar um roteiro de grande orçamento.

E cada roteirista tem sua própria forma de fazer sua análise; pode ser que o preço inclua uma única leitura com comentários por escrito, pode ser que inclua uma leitura inicial e outra após a revisão do tratamento.

Pode ser que na primeira leitura haja uma crítica escrita, e na segunda uma crítica verbal. Pode ser que haja três leituras.

E sempre há o risco do roteirista ler, e falar que o roteiro está perfeito.

Contudo, pela tabela da AR (Associação dos Roteiristas), o serviço sairia por R$5 mil reais.

Mas é como citei,  em cinema não existe padronização.

Espero que tenha ajudado a você, e a outros com as mesmas dúvidas.

Grande abraço.

Comentários

uma resposta to “Sobre Roteiros Cinematográficos”

  1. Rodolfo on dezembro 16th, 2009 1:16 am

    exelente o livro gostei muito estou ao final do 1 já comprei o corações de neve para ler, mais nao ganhei camiseta, nao vende avulso em algum lugar ai raphael?

Escreva uma resposta