Da Série: Draccon, como publico um livro?

Olá Draccon,

Comecei em 2008 o projeto do meu livro, está na mesma linha que o seu, literatura fantástica, mas o resumo é diferente. Desde um tempo me interesso muito por autores como Tolkien, Rowling, Vianco, King, Lovecraft etc. Comecei por fazer oito capítulos, mas parei, vi que minha escrita não estava tão boa assim…no momento estou desenvolvendo uns 50 contos sobre diferentes assuntos, pra melhorar minha narração; depois retornarei ao meu livro.

Gostaria que você contasse um pouco do que foi o começo do seu projeto, as horas em que você escrevia, como surgia as idéias…
Quem sabe um dia nós possamos compartilhar os mesmos sonhos grandiosos: ter seus livros admirados por milhares, talvez milhões..(você já está quase lá), já ganhou prêmios como roteirista e tudo né? Meu sonho um dia trabalhar assim, você deve estar contente com a profissão, pois não se vive de escrita, acho que só os roteiristas!

abraços!

Pablo
Aspirante a escritor

A mensagem do Pablo está representando as diversas que chegam sempre em relação ao tema da publicação do primeiro livro, e que já foram outras vezes comentadas pelo blog.

Entretanto, dessa vez eu tenho dicas ainda melhores para os aspirantes. Coisas que eu gostaria de ter lido quando estava buscando orientação igualmente.

Uma é a apostila da Ana Cristina Rodrigues: “Escrevi meu livro. E Agora?’, disponibilizada gratuitamente para leitura, e que inclusive cita “Dragões de Éter” no conteúdo, no link aqui.

Depois de ler o básico na apostila, aí você já pode ler os dois textos que eu escrevi sobre isso na minha coluna nessa ordem: aqui e aqui.

[atualizado] E recentemente escrevi um post sobre como a nova geração de leitores e escritores está revolucionando o atual mercado editorial, que também pode ser lido aqui. E participei de um TED Talk  onde contei parte da minha própria história e pode ser assistido aqui. [atualizado]

É basicamente isso.

Enjoy.

Comentários

5 respostas to “Da Série: Draccon, como publico um livro?”

  1. Lucas Valadares on julho 26th, 2010 11:34 pm

    Li seus posts, impressionante sua capacidade de fazer a gente pensar, estou louco para ler seu próximo livro, adorei sua narrativa, umas das melhores que eu ja li, apesar de ser novo, eu gosto de ler bastante e seu livro me impressionou…
    Você fala em inspirar as pessoas, vc realmente consegue, aqui está mais uma, entre muitas outras que provavelmente estão pensando em escrever, ou qualquer outra coisa e não tem coragem ou certeza sobre oque fazer…
    Bom, é basicamente isso, muito sucesso, espero que vc continue escrevendo por muito tempo, que não pare na trilogia do Dragões de Éter, ficarei desapontado caso circulos de chuva for o seu ultimo livro, e caso você ler esse comentário, por favor, mas por favor mesmo, fale sobre um possível futuro livro…
    Obrigado, mais um, entre tantos que passou a ter um novo ídolo, e que encontrou na sua historia, entre outras tantas coisas, inspiração…
    Abraço de um Fã
    Lucas Valadares – Rondonia ( viu seu sucesso ja veio pra amazonia hehe)

  2. bruna gabriela on junho 22nd, 2011 4:40 pm

    Sabe a verdade é que não escolhi ler seus livros,não,muito pelo contrário,seus livros me escolheram,porque eu começei a lê-los,não por vontade própria,mas quando folhei a primeira pagina,nunca mais consegui deixar de folhea-las,e realmente incrível o modo como você Raphael narra toda a história,é realmente impressionante o modo como ipnotiza a gente,como eu me sinto quando estou lendo,realmente só sinto quando leio,eu tenho 13 anos,e amo ler desde…Bem desde sempre..Umas das séries que eu mais gostava era PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS de RICK RIORDAN…Mas depois que comecei a ler DRAGÕES DE ÉTER,esqueci que existem outros livros,eu leio outros claro,mas não com a mesma alegria,ansiedade e magia..É incrivel o mundo ´de NOVA ÉTER..Por isso RAPHAEL DRACCON eu lhe agradeço..agradeço por me dar momentos de felicidade e agradeço mais que tudo por ter me mostrado como e bom sonhar..Eu quero sim terminar de escrever o meu livro,mesmo que não seja publicado(concerteza vai ser publicado=D)eu pelo menos vou ter conquistado uma vitória..VocÊ RAPHAEL DRACCON é o meu ídolo–e suas obras me inspiram..OBRIGADO POR ME MOSTRAR QUE A FELICIDADE EXISTE,MESMO QUE SEJA EM SONHOS,MAS EXISTE.
    Com carinho de sua fã.
    Bruna Gabriela Policeno…(porque eu hoje,sei como e sonhar)

  3. Bruna Borges Marco on junho 30th, 2011 1:39 pm

    Oi Raphael. Olhe eu aqui. Vim ver o seu post e descobri o seu blog, hein. Enfim, adorei. A apostila me ajudará quando eu terminar. Tenho certeza. E os seus posts também. Como todos disseram, seus livros me inspiraram e estou ansiosa pelo próximo.
    Grande abraço.

  4. Flavio Ferreira on setembro 28th, 2013 3:16 pm

    Olá Raphael, tudo bem? Gostaria de agradecer imensamente essa postagem, me fez perceber como o mercado que eu estou me arriscando é complicado e como eu preciso me preparar para não fazer nenhuma bobagem. Peço desculpas por ainda não ter lido seus livros, confesso que comecei a me interessar de coração por literatura brasileira de fantasia a pouco tempo, mas prometo que começarei “Dragões de Eter” assim que terminar o que estou lendo atualmente e voltarei para dizer o que achei (mesmo eu sabendo que muitas pessoas devem fazer isso todos os dias). Mais uma vez obrigado pela postagem, me ajudou a abrir os olhos e deixar de ser apenas um sonhador para ser também um apostador.

  5. Elizabeth Kappel on novembro 20th, 2020 8:36 pm

    Em 2018 recebi uma resposta do Raphael no Twitter me explicando como organizar meu processo de escrita, por que eu não conseguia organizar uma ordem cronológica, as inspirações vinham e iam. Hoje 2020 estou realmente com o meu manuscrito em mãos e extremamente feliz. Só tenho a agradecer.

Escreva uma resposta