Da série: Draccon, você lê meu livro?

Olá Draccon,

Sou provavelmente só mais uma das várias fãs de Dragões de Ether, mas vamos lá…

Eu tenho 14 anos, escrevo, e adorei  Dragões de Ether, foram simplesmente os livros que mais me incentivaram a escrever minhas narrações, mesmo que elas não fiquem boas, eu acho que sempre há um jeito de melhorar um pouquinho e ir desenvolvendo, o que não é uma história, é uma ideia solta que pode se costurar com uma história mais tarde.

Isso foi uma das mensagens que eu tirei do  seu livro, nunca desistir do que você criou, seus sonhos, seus objetivos, e isso inclui, no meu caso, meus personagens…Salvou várias das minhas ideias mais estúpidas que hoje não acho tão estúpidas assim, só um pouco imaturas.

De uma forma geral, obrigado, Corações de Neve também me ajudou numa fase um pouco difícil da minha vida, talvez por um motivo meio bobo, mas continuou sendo muito útil.

Queria pedir por ultimo um favor, queria pedir que você lesse um dos meus rascunhos, ele ainda não está terminado e tem alguns personagens que não são meus, são  personagens de um mangá (Death Note), que eu achei que se encaixariam bem nos papeis, enfim, isso ainda está para ser mudado, como algumas coisas, mas queria que você me ajudasse pelo menos a amadurecer algumas coisas, precisava de uma opinião de fora, por que é pouco provável que alguém que me conheça(como meus amigos e parentes) seja realmente critico quanto ao que eu escrevo.

Se tiver interesse em ler o rascunho me responda o e-mail, se não fique a vontade para ignorar…=D

Você deve ter mais o que fazer…E a escrita é em muitos pontos estupidamente bobo-alegre de mais para ser levada a sério xD

Bom, obrigado mais uma vez.

Susana

Agradeço a mensagem. É sempre gratificante conhecer as opiniões e saber as reações que a obra provocou.

A mensagem da Susana , aliás, me serve também de exemplo para representar dezenas e dezenas de outros pedidos para que eu avalie escritos.

Logo, é bom eu explicar mais uma vez sobre esse assunto.

A questão é: eu sou um profissional e, assim sendo, esse trabalho no meu caso também é um trabalho profissional. Você pode me contratar pelo assessoria@raphaeldraccon.com para avaliar a sua obra, que terá um valor de acordo com o número de páginas e o objetivo.

Isso não é de hoje, é um serviço comum no mercado editorial.

Entretanto, um ponto aqui deve ser ressaltado de forma clara: um autor só lê um material não publicado se houver um acordo entre ambas as partes.

Nunca, mas nunca mesmo, envie um original não solicitado a um autor. Além de ser um incômodo à pessoa, também envolve medidas de proteções judiciais que ele terá de tomar, como comunicar a você imediatamente que ele está excluindo seu e-mail.

E o pior é que, infelizmente, essas medidas têm realmente de serem tomadas. Não faltam casos de má fé em que um autor de fanfiction tentou processar por plágio (!) o autor da obra original em que se baseia o fanfiction em questão (!!), só para citar exemplos.

Agora, pela web, em redes sociais como o Orkut e o Skoob, ainda no campo dos exemplos, existem dezenas de comunidades de escritores amadores que lêem e opinam sobre os textos uns dos outros. E, inclusive, portais que desenvolvem essa proposta com competência exemplar, como o O Nerd Escritor.

A maioria dessas opiniões não serão exatamente opiniões de profissionais ou de pessoas com experiência de mercado, mas nem por isso menos dignas de nota. Afinal, serão opiniões de leitores.

Para começar, ali é hoje em dia o melhor lugar com toda certeza.

Assim sendo, coloque seus escritos na mesa virtual e veja no que dá.

Não se deslumbre com os elogios, nem desanime com as críticas ou mesmo leve ambos a sério demais.

Mantenha o caminho do meio, se guie pelo bom senso e escute seu coração.

No mais, apenas sonhem conosco.

Comentários

Escreva uma resposta