Séries de livros podem ser perigosas?

Oi Raphael,

Então…queria uma opinião tua…
Eu pretendo escrever uma série com cinco livros, até agora só passei para o computador o primeiro livro e estou passando o segundo livro agora (nesse exato momento)…
mas como eu nunca publiquei um livro antes, penso que seria mais complicado fazer com que alguma editora aceite publicar essa série que estou fazendo do que se eu fizesse uma história em um único livro.
Queria saber se tu concordas comigo…porque infelizmente muitas das idéias ainda estão no caderno, então até eu conseguir arrumar os cinco livros para enviar tudo de uma vez…acho que vai demorar…tu achas que compensa tentar pedir para uma editora publicar uma série com cinco livros de um autor desconhecido?

Valeu  =) e grande abraço

André

Sim, é muito mais complicado sim.

Publicar um autor iniciante já é complicado o suficiente; publicar uma série de um autor iniciante é muito, muito mais. Já o é nas editoras pequenas; nas grandes é um baita feito.

“Mas você não estreou com uma série em uma grande editora?”, você pode perguntar com total razão.

E juro que eu não vou ter outra resposta para lhe dar além de: sim, mas é que eu não sabia disso. Se eu soubesse, eu não conseguia não.

Além disso, cada livro de “Dragões de Éter” tem seus ganchos e estrutura pronta para a sequência natural dos eventos, mas ao mesmo tempo ele é uma história fechada, com início, meio e fim bem definidos através de seus três atos.

Se a série acabasse em “Caçadores de Bruxas” ou em “Corações de Neve”, isso não seria absurdo (embora já existam leitores que discordariam dessa afirmação).

Assim sendo, a sugestão é: faça um primeiro livro que não tenha um final (tão) aberto e não venda a uma editora como uma série logo de cara. Envie o original como um livro de fantasia fechado, com possibilidades de expansão.

Se pensar bem, “Harry Potter e A Pedra Filosofal” é assim; “Crepúsculo” (o primeiro livro, não a série) também.

Quando os iniciantes Wachowski tentaram vender a idéia da trilogia Matrix para Joel Silver, o produtor escutou toda aquela empolgação de trilogia de cinema multimídia, virou e disse: “ok, mas vamos pensar primeiro em um filme…”.

É aquela velha máxima de que “toda jornada começa com um passo”.

Dê o primeiro passo.

Se perceber que conseguiu ficar de pé, comece a andar.

Se ninguém bloquear seu caminho, aí respire fundo, e comece a correr…

Comentários

uma resposta to “Séries de livros podem ser perigosas?”

  1. Dana on fevereiro 26th, 2010 7:10 pm

    Oi, eu gostaria de enviar um e-mail para você mas não descubro como. Isso seria possivel? D:

Escreva uma resposta