Fantasticon 2008, por Roberto de Souza Causo

E como prometido, aqui abaixo está o texto do escritor e crítico Roberto de Souza Causo sobre minha mesa no Fantasticon, ao lado de André Vianco, Vivi Amaral e Alfredo Suppia.

Quem quiser acompanhar a cobertura do evento completo (vale à pena!), pode acessar o texto através do link http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3004240-EI6622,00.html

Enjoy.

Fantasticon 2008

Roberto de Sousa Causo
De São Paulo

(…) 

Então saltei para o painel “A Invasão do Cinema na Literatura Fantástica” (as atividades desta FantastiCon tinham uma sobreposição de meia hora a uma hora, para facilitar esses pulos de uma para a outra). André Vianco, o best-seller do horror nacional, e que tem tentado filmar seus livros Os Sete e Bento, apontou a falta de ousadia do cinema nacional, que tem medo de efeitos especiais. Também disse que os intelectuais condenam se escrever pensando em cinema, mas observou que há autonomia no processo de escrita, que vem primeiro, livrando-o da pecha de subordinado a um meio de maior difusão comercial. Vianco pretende dirigir suas adaptações.

Raphael Draccon, autor do romance de fantasia Dragões do Éter, elogiado por Vianco, é também roteirista de cinema e leitor de roteiros submetidos à produtora de Fernando Meirelles, O2. Para ele, a relação literatura/cinema é natural. Comentou que “os autores clássicos não tiveram concorrência multimídia, ou também teriam pensado em cinema”. Contrariando profissionais como Doc Comparato, que acham que o roteirista está mais próximo do diretor, do que o escritor, Draccon pensa que o roteirista está mais próximo da literatura.

De fala mansa e ponderada, Draccon disse que a maioria dos roteiros que chegam até ele são mal escritos e esquemáticos, mas informou que um dos que passaram por ele está rodando em Hollywood. Enfim, defendeu que “a geração de hoje é visual – ela escreve vendo um filme”, e não necessariamente tendo o cinema como um segundo passo. Como roteirizar está próximo da literatura, é contato com literatura que os novatos devem priorizar. Mais da sua fala está no blog de Draccon: http://www.raphaeldraccon.com/blog.

Vivi Amaral falou da Mostra Curta Fantástico (http://www.mostracurtafantastico.com.br), que ela ajuda a coordenar, e concorda que o cinema sofre de preconceito sobre o aspecto comercial. Conhece produções amadoras de FC e horror, a filmes nacionais feitos com imagens de computador perfeitas, em parte por causa da qualidade profissional encontrada no meio publicitário. Perante a pergunta de se a atual vibração na área poderá sair de moda, ela disse que “tudo é cíclico”, mas que não dá sinais de arrefecer.

Alfredo Suppia, doutor em cinema pela UNICAMP e especialista em cinema brasileiro de FC, também enxerga parentesco entre a sétima arte e a literatura; mencionou que, por exemplo, o cinema americano clássico também nasce da adaptação literária. “Verbo e imagem estão mais ligados do que pensamos”, disse. Concorda com Vianco, de que o cinema brasileiro é muito tímido, e notou que os argentinos são mais ousados. Na questão dos efeitos especiais como limitadores, pergunta se “não seria uma alternativa investir mais na criatividade”. Deu exemplos de filmes de FC e horror menos dependentes dos efeitos especiais, entre eles o curta nacional Barbosa. Para ele, “há muita criatividade na FC brasileira”, faltando mesmo a atenção dos produtores. Suppia também tem fala mansa e nenhum ranço acadêmico.

Enfim, foi uma mesa de participações sólidas, mas um tanto truncada pelo atraso inicial. Achei que as de Amaral e Draccon (que claramente havia preparado a sua comunicação antes) acabaram abreviadas.

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