Dragões Norte-Americanos

Ontem me diverti com as mensagens do pessoal do twitter envolvendo uma nota curiosa sobre “Dragões de Éter” publicada no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza:

“Dragões de Éter: caçadores de bruxas” é o primeiro romance de uma trilogia de fantasia escrita pelo norte-americano Raphael Draccon”.

Segue abaixo a descrição completa.

Link original aqui.

Enjoy.

________________

Dragões de Éter: caçadores de bruxas”
Raphael Draccon
R$ 44,90
440 PÁGINAS
2010
LEYA

“Dragões de Éter: caçadores de bruxas” é o primeiro romance de uma trilogia de fantasia escrita pelo norte-americano Raphael Draccon. A complexidade de “O Senhor dos Anéis” é trocada por uma escrita de sabor mais pop, enquanto a inocência de “Crônicas de Nárnia” dá vez a um enredo mais pesado e cheio de violência. (DR)

Revista Fantástica (agosto/2010)

revista

Está publicada para leitura online ou download a revista digital Fantástica de agosto.

As matérias estão excelentes, e vão desde a resenha de “Dragões de Éter – Corações de Neve” ao barulho da literatura fantástica na Bienal do Livro de SP e as mesas do Fantasticon.

Para acessar, só clicar no link aqui.

Segue abaixo a pauta da edição.

Enjoy.

***

- FALANDO NO ASSUNTO: O tamanho de um livro é importante? Saiba o que os escritores têm a dizer sobre isso.

- RESENHANDO: Resenhas de Dragões de Éter: Corações de Neve de Raphael Draccon e Gênese Pagã de Simone O. Marques.

- TROCA-TROCA: Leandro Schulai, autor de O Vale dos Anjos: O Torneio dos Céus – Parte 1, e Márson Alquati, autor de Ethernyt: A Guerra dos Anjos, resenham cada um a obra do outro.

- MATÉRIA DE CAPA: Cobertura da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2010

- REPÓRTER MIRIM: Existe uma fórmula do sucesso? E qual a relação dos jovens com os livros atualmente?

- E SE FOSSE FILME?: Como seria se o livro Aura de Asíris: A Batalha de Kayabashi, de  Rafael Lima se tornasse uma mega-produção cinematográfica?

- EM FOCO: Tudo sobre o Fantasticon, os vampiros nacionais, seres folclóricos e as profissões por trás da escrita.

- JORNADA DE UM ESCRITOR: Acompanhe Luiz Dreamhope na sua saga para publicar seu livro.

- LIDO & ENTREVISTADO: Entrevista com Helena Gomes, autora de A Caverna de Cristais

- NOVIDADES: Conheça Agridoce (Simone O. Marques), Diário de um Anjo (Mandy Porto), Mundo de Avalon: Caminho da Gnose (Vincent Law), Neon Azul (Eric Novello), Aos Olhos da Morte (M.D. Amado) e Vaporpunk (org. por Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva)

- TRÍADE DOS IMORTAIS: O trio Celly Borges, Nana B. Poetisa e Nelson Magrini apresenta dois autores nacionais de terror.

- CONEXÃO SKOOB: O que há de mais interessante na melhor rede social para aficcionados por livros.

- CONEXÃO CT: Criando Testrálios, um dos mais famosos blogs sobre fantasia, apresenta um texto sobre o que é imaginação.

- CONEXÃO PSYCHOBOOKS: A Equipe Psychobooks faz sua cobertura da Bienal 2010.

- CONEXÃO RPG BRASIL: Aprenda como se joga um RPG.

- CORREIO FANTÁSTICA: Respondemos os e-mails e mensagens de nossos leitores

- ÚLTIMA PÁGINA: O escritor Dhyan Shanasa, autor de O Livro de Tunes, cobre os magos, feiticeiros e bruxos da literatura fantástica.

Darkness Rising nesse domingo/26

darknessrising

Para o pessoal do RJ, esse domingo darei uma passada no Darkness Rising, que ocorre o dia inteiro no América Futebol Clube, na Tijuca.

O evento é voltado exclusivamente para séries, filmes e livros com temáticas de horror, sci-fi e literatura fantástica e terá a presença de escritores e profissionais do meio.

Não irei palestrar no evento; estarei como visitante, mas sintam-se à vontade para interagirmos por lá se nos encontrarmos, ok?

Os detalhes da programação podem ser encontrados no site oficial aqui.

Enjoy.

“Dragões de Éter – Círculos de Chuva” no Viagem Literária

E assim como o SobreLivros no post anterior, o Viagem Literária fechou a resenha da trilogia com “DdE – Círculos de Chuva”.

Fernanda Assis, além das cinco estrelas habituais, também elegeu “Dragões de Éter” como “o melhor do ano”, o que agradeço aqui em meu nome e no de toda equipe envolvida no processo editorial.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Dragões de Éter: Círculos de Chuva

>> quarta-feira, 22 de setembro de 2010


DRACCON, Raphael. Dragões de Éter: Círculos de Chuva. São Paulo: Editora Leya, 2010. 536p. (Dragões de Éter, v.3)

“- Ela me ensinou que existem apenas quatro perguntas na vida: O que é realmente sagrado? Do que é feito o espírito? Pelo que vale a pena viver? Pelo que vale a pena morrer?… A resposta de todas ela é a mesma: só amor…- ele disse, com olhar desfocado. – Apenas amor…”

Um reino que surgiu do Éter, dos pensamentos de Semideuses que o criaram e o tornaram real, um reino onde suas histórias foram narradas por Bardos, reinventada pelo povo e que se tornou parte do conhecimento popular. E é aqui que este ciclo termina, que chegamos ao final… mas esta é uma história formada por Círculos de Chuva e um círculo nunca termina. Hoje vocês vão conhecer o terceiro volume da Trilogia Dragões de Éter, venha comigo, porque coisas estranhas nunca param de acontecer.

A partir daqui pode conter spoilers para quem não leu os volumes anteriores, que você pode conferir clicando em Caçadores de Bruxas e Corações de Neve.

Naquele mesmo palácio onde já viveram dois príncipes, um deles fora coroado Rei, enquanto o outro continuou sendo o príncipe encantado de uma plebéia e o herói de uma nação. O príncipe que já fora sapo e que agora era Rei, iria enfim encontrar sua Rainha, após salvar a mesma de ser enfeitiçada por uma bruxa e da morte certa em uma pele de vidro, mas graças a ajuda de sete anões Branca Coração de Neve era agora a Rainha de Arzallum.

Em lares aparentemente não tão importantes quanto o palácio real… João Hanson comia o pão que o diabo amassou em seu treinamento para escudeiro do Cavaleiro Rinaldo Grimaldi, enquanto sua irmã Maria amargava a dor de um coração partido e tentava seguir com sua vida. Ariane Narin a cada dia aprendia mais e libertava seus poderes de bruxa branca, mal sabendo de sua importância nos acontecimentos que viriam a seguir. Ela era também a noiva prometida de João e ele faria de tudo para honrar aquele amor e sua família.

Enquanto isso o agora Primeiro Príncipe Real seguia para um reino distante, onde iria encontrar a sua noiva prometida. Seu coração ia apertado, deixava para trás seu grande amor, mas carregava nas costas o destino de um Povo. E aquela que ficou para trás teria seu coração partido, conheceria o fim do seu conto de fadas e voltaria a ser apenas uma “Gata Borralheira”.  E é então que dois nobres galanteadores aparecem nesta história e tentam conquistar o coração de Maria. Irresistíveis, lindos e ricos… seria possível escolher entre Don Juan de Marco  e Giacomo Casanova?

Mas nenhum deles seria responsável pelo que viria a seguir… Em um reino não muito distante um menino de 5 anos resolve escalar uma arvore, que o levaria a reinos superiores, que o levaria a terra dos gigantes. O que ninguém sabia é que aquele menino daria inicio à Primeira Guerra Mundial de Nova Ether.

Agora Arzellum enfrentaria seu maior desafio, guerrearia contra o Reino dos Gigantes e Minotaurus em uma batalha impossível de se vencer. A corajosa capitã Bradamante, seguirá a frente desta batalha. O Rei Anísio Branford provará seu valor ou sucumbirá perante Ferrabás. Muitas coisas aconteceram nos dias seguintes, e poucas foram coisas boas.

O terceiro livro surpreende tanto quanto os anteriores, embora no começo ele tenha pouca ação e custe para engatar, mas depois você mal respira até chegar o final. Tiveram cenas que me divertiram, muitas que me emocionaram, em outras a adrenalina correu solta e algumas até me chatearam. Eu senti falta de Axel que não esteve presente como devia no livro, senti falta de um desenrolar mais bem resolvido para Maria e até de maiores feitos de Ariane Narin. Mas João roubou a cena e foi o grande herói desta história. De arrepiar os cabelos e de emocionar, o menino virou homem e foi responsável por grandes feitos.

“O sargento abaixou os olhos.
- Mas será um troféu que eu não posso permitir que tenham. Contudo, para chegar aonde preciso para salvar esta cidade, também preciso que eles se concentrem em vir até aqui enquanto corto caminho a cavalo. E se, e pense isso apenas na pior das hipóteses, se nossos inimigos descobrirem a farsa a tempo de me impedir, eu mesma daria cabo à minha vida antes que o inimigo me use como troféu…
O sargento se assustou apenas com a possibilidade. E então a Rainha abriu a porta do aposento que dava para os estábulos e caminhou mais uma vez com seu sargento prestes a ter um colapso nervoso.
- Mas, minha Rainha, não podemos permanecer aqui lutando, sabendo que a senhora estará sozinha…
- Vossa majestade… – foi a terceira voz que surgiu no estábulo do Grande Paço. Um local bastante acessado e utilizado por servos reais, é verdade, mais muito, muito mais acessado por aprendizes de cavaleiros que tratavam e conduziam os cavalos presentes a seus cavaleiros em espera.
O sargento e a rainha travaram, espantados com a visão. Havia quase uma centena de escudeiros ajoelhados, vestindo mantos escuros e de cabeças baixas.
Apenas um ainda de pé.
- Vossa majestade, cada vida nossa é sua… – a voz era do homem João Hanson.
Branca chegou quase a sorrir.
- Definitivamente, eu não estarei sozinha, sargento…”

Enquanto acompanhamos uma batalha épica, sem ter a menor idéia de quem irá viver ou morrer, a narração muda para outro personagem, e para outro, e estamos acompanhando mais uma vez o pirata Snail Gailford em mais uma das suas armações, quando tudo muda novamente e lá está Maria ou Ariane… e  eu quase tinha uma síncope, ai voltava para a luta de Bradamante e o campeão do reino dos gigantes! Me apaixonei pela narrativa de Draccon e pela maneira que o livro mexe com as emoções, sofri, sorri, torci e sonhei junto com o autor.

Pensa em um livro bom? Pensou? Depois de Dragões de Éter você irá rever seus conceitos. Quando terminei a última linha só uma coisa passava pela minha cabeça… por favor tenha um quarto livro, eu preciso de um quarto livro, eu quero um livro da Rapunzel (podem ficar curiosos rs). Bom, não tenho resposta para este desejo, mas tenho muita esperança ^^

Difícil descrever tudo que eu senti ao terminar esta história, então vou dizer duas coisas: A Trilogia Dragões de Éter foram os melhores livros que li em 2010 e eu me sinto imensamente privilegiada de poder falar sobre ele. O livro do ano, nem preciso dizer, totalmente recomendado e item indispensável para os amantes de literatura fantástica.

Ah, vocês já sabem não é? Raphael Draccon é o autor do mês no blog, aguardem em breve entrevista com o autor e não deixem de participar da promoção.



Trilogia Dragões de Éter
  1. Caçadores de Bruxas
  2. Corações de Neve
  3. Círculos de Chuva


“Dragões de Éter – Círculos de Chuva” no SobreLivros

Através da carismática Laila Ribeiro, o SobreLivros já havia resenhado os dois primeiros volumes de “Dragões de Éter”.

Para fechar as resenhas, segue abaixo a que faltava: “Dragões de Éter – Círculos de Chuva”.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Resenha: Círculos de Chuva – Raphael Draccon

“Cada lágrima que você derrama é um círculo que se abre ou se fecha dentro de você. E, sejam vidas criadas por semideuses, sejam semideuses criados por forças maiores, cada lágrima derramada é preciosa, pois as alegrias nos dão sentido, mas são as cicatrizes que nos tornam mais fortes.”

Olá leitores do Sobre Livros! Vocês não conseguem imaginar nem a metade da emoção que me sento hoje para escrever essa resenha mais que especial. Todos sabem da minha fascinação pela narrativa de Raphael Draccon. Envolvi-me com o primeiro livro da série, Caçadores de Bruxas, me apaixonei pelo segundo, Corações de Neve, e enlouqueci com o terceiro, Círculos de Chuva!

É natural que toda série vá evoluindo e melhorando conforme os lançamentos. Mas o que acontece com a série Dragões de Éter é fora do comum!

Raphael Draccon conseguiu, mais uma vez, arrebatar todos os meus sentimentos (tantos os bons, quanto os ruins) durante a leitura!

Para aqueles que não conhecem os outros volumes da série, leiam as resenhas de Caçadores de Bruxas e Corações de Neve. Vale a pena conhecer todos os livros, mas lembro que essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores, cuidado =D

Quero tentar usar a mesma metodologia empregada pelo contador de história de Dragões de Éter para fazer essa resenha. Vamos tentar?

Respire fundo. Liberte seus pensamentos. Acalme seu coração. Agora vamos entrar no mundo fantástico de Nova Ether. Confie em mim, você vai gostar. Caminhe junto comigo, a passos seguros, rumo a uma história realmente arrebatadora. Pronto? É um. Dois.

Três.

Imagine um reino, mas não um reino qualquer. O maior e melhor de todos os reinos. Bem vindo a Arzallum! A história começa justamente quando a princesa Branca Coração-de-Neve é coroada Rainha de Arzallum, numa cerimônia linda, onde seu marido Rei Anísio Branford e seu pai Rei Alonso Coração-de-Neve participam emocionados. Fora do Grande Paço, chove torrencialmente.

E debaixo dessa mesma chuva, um coração se parte e é preenchido de muita raiva e ódio. Esse coração pertence ao príncipe Axel Branford, que deveria estar presente na cerimônia de coroação da Rainha, mas foi ao encontro do corpo de seu melhor amigo Muralha, agora assassinado.

Com um balde de água fria no rosto, João Hanson é acordado para mais um dia como escudeiro do Cavaleiro Rinaldo Grimaldi. João compreende o grande privilégio de ser escudeiro, mas a vida tornou-se bem mais difícil. Trabalho pesado, humilhação, fome, cansaço, são alguns dos novos companheiros de João.

Mas a vida de João continua suportável por ter um grande compromisso. João é o noivo prometido de Ariane Narin, que a cada dia desenvolve mais seus “poderes” de bruxa branca.

Já a irmã de João, Maria Hanson, não está tão bem assim. Eu não a culpo por isso, os motivos dela são bons. Se já não bastasse a distancia imposta entre ela e o irmão, devido ao treinamento de escudeiro dele, Maria tem que descobrir forças para superar a perda do pai falecido, e do rompimento de seu namoro com o príncipe Axel. O mesmo Axel que naquele instante deveria estar rumo a sua princesa prometida e cumprindo suas obrigações de primeiro príncipe.

Respire fundo novamente. Agora vamos retornar. Não disse que podia confiar em mim? É um. Dois. Três.

Ok! Não faço isso tão maravilhosamente bem quanto o Draccon, mas deu pra ter um gostinho né? Conseguiram sentir a forma como ele vai nos envolvendo na trama? Como ele nos seduz e introduz na história? É simplesmente mágico!

E olha que eu nem falei sobre as melhores partes, que não posso dizer aqui porque senão solto spoiler… Mas saibam que eu me tornei praticamente devota da Capitã Bradamante… Aquela batalha… Nossa! Indescritível!

Mais indescritível ainda é a apresentação de dois novos personagens… suspiro… Casanova e Don Juan

Narrativa envolvente, eletrizante e excitante. É difícil achar momentos oportunos para fazermos pausas na leitura. Quando começamos a ler, nem percebemos o tempo passando. A curiosidade e imersão na história é tanta, que é quase impossível não nos apaixonarmos já nas primeiras páginas.

Vi-me embriagada de tanta emoção de capítulo em capítulo. E em Círculos de Chuva não é apenas o descobrir os motivos e desdobramentos de antigos Contos de Fadas agora repaginados. Não. Círculos de Chuva toca profundamente nossa alma, modificando com cada expressão nossa forma de ver o mundo e sentir a humanidade.

Estamos falando de literatura fantástica, e vale lembrar que cada passagem transborda conhecimento e constatações do cotidiano, nos fazendo reavaliar diversos pensamentos e atitudes sem qualquer esforço ou sofrimento. Dragões de Éter não é apenas entretenimento. É crescimento. É desenvolvimento. É encontrar em cada situação descrita um mundo mágico de possibilidades.

Levarei eternamente essa história comigo, afinal não foram somente as palavras que me encantaram. A história cumpriu sua tarefa de me transformar. De me encantar e de me fazer refletir. Depois de Dragões de Éter, uma nova Laila surgiu. Boa leitura!

Mais informações sobre a série “Dragões de Éter” no site:
http://www.sobrelivros.com.br/info-dragoes-de-eter-raphael-draccon/

Terceira Viagem

Ontem ocorreu o evento em Arujá.

A passagem pela biblioteca foi épica. Havia chegado mais cedo, quando só tinham duas pessoas esperando, e ficado nos fundos da Biblioteca, onde ficam a cozinha e o acervo local.

Quando chegou a hora e entrei no salão, levei um susto: já havia ali mais de 100 jovens esperando o início. Todos com celulares transformados em máquinas fotográficas e cheios de curiosidades ao final do evento.

Uma satisfação ver o interesse da galerinha pela literatura e por tudo que envolve a magia por detrás da coisa toda. Amanhã posto algumas fotos até.

Destaque para a carta que recebi das megafofas Giovana, Amanda e Andréia, que me deram de presente uma carta cheia de desenhos e detalhes carinhosos, para agradecer pela oportunidade de nos conhecermos e por incentivá-las a ler.

Em verdade, é este escritor quem tem de agradecer o merecimento de vivenciar momentos assim.

Sonhem conosco.

Segunda viagem

Hoje foi cumprido o roteiro que passava por Campinas e Valinhos.

Aproveitei a passagem pelo primeiro para visitar também a Saraiva local e conversar com os responsáveis. Capaz de acontecer algum evento por lá; de repente levamos até os personagens da Bienal na loja. Vamos ver o que acontece.

Já Valinhos é uma delícia de lugar; aquele típico local tranquilo e de ritmo mais lento, com as casas todas bonitinhas, pintadas e bem cuidadas, que as pessoas adoram se refugiar quando querem fugir do caos urbano dos grandes centros.

De qualquer forma, em todos os lugares impressiona a recepção dos bibliotecários conosco, o carinho com que eles nos atendem e vibram com momentos como esses. Admiro muito o trabalho dessas pessoas.

Amanhã é o último dia da Viagem e estarei em Arujá, na Biblioteca Pública Municipal “Profª Alda Martins Soncini” na Rua Espanha, 720, a partir das 9:30 am.

Quem for de lá e puder comparecer, seja bem-vindo.

Nos vemos em breve.

Sonhem conosco.

Primeira Viagem

Hoje começou a Viagem Literária no interior de SP, primeiramente passando por Campo Limpo pela manhã, e por Várzea Paulista à tarde.

Nos dois eventos fui recebido de uma maneira muito carinhosa pelas responsáveis locais e acredito que todos tenham ficado satisfeitos com os eventos.

Em Campo Limpo foi ainda mais agitado, já que além da palestra e dos autografos, foram 4 entrevistas para jornais, mais uma para a TV Cultura de Jundiaí.

Também foi digno de nota a jornalista que fez uma matéria sobre mim, mas trocou as fotos e colocou a do escritor Luís Eduardo Matta no lugar, e ainda reclamou que “eu era muito diferente pessoalmente”!

Amanhã estarei às 10 hs em Campinas e às 15 hs em Valinhos.

Logo junto as fotos e essas matérias e posto por aqui.

Para aqueles que puderem, nos vemos breves.

Sonhem conosco.

“Dragões de Éter” em destaque no Submarino

21868105

Aproveitando que a obra anda no Top 20 dos lançamento mais vendidos do site, hoje o Submarino colocou o box dos 3 “Dragões de Éter” em destaque e com um grande desconto.

Para conferir, só clicar aqui.

Enjoy.

Dragões no interior de SP [atualizado]

Esse ano fui selecionado para o “Viagem Literária”, programa patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura.

O objetivo é levar eventos literários para municípios de SP que não têm acesso a eventos do tipo, e dar a eles a chance de ter contato com os autores.

O interessante é que o programa contempla autores de diferentes gerações, promovendo encontros com nomes desde Mário Prata e Laurentino Gomes à nova geração como Daniel Galera e André Vianco.

Logo, a partir de segunda-feira que vem embarco na rápida viagem de três dias pelo interior de SP, visitando cinco municípios em um encontro com o público de acordo com a ordem do roteiro abaixo:

[atualizado: seguem abaixo os locais em cada municipio em que ocorrerão os encontros].

_______

Segunda-feira, 13 de setembro

a) Campo Limpo Paulista às 10hs.

Biblioteca
Av. Alfried Krupp, 1025 – Centro – CEP: 13330-000
(ao lado do centro de informática)

Campo Limpo

Paulista/SP

Biblioteca (ao lado do centro de informática)

Av. Alfried Krupp, 1025 – Centro – CEP: 13330-000

Telefone: 11 4039-3041

b) Várzea Paulista às 15hs.

Biblioteca (próx ao espaço cidadania e prefeitura municipal)

Av. Ipiranga, 151 – Centro – CEP:13220-210 -

_______

Terça-feira, 14 de setembro

d) Campinas às 10hs. (mais detalhes aqui).

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”

Rua Benjamin Constant, 1633 – Centro -

CEP:13010-142 (ao lado do prédio da prefeitura)

e) Valinhos às 14hs30min. (mais detalhes aqui).

Biblioteca Dr. Mario Correa Lousada

R. Itália, 477 CEP: 13270-180

_______

Quarta-feira, 15 de setembro

g) Arujá às 09hs30min.

Biblioteca Pública Municipal “Profª Alda Martins Soncini”

Rua Espanha, 720 CEP 07400-000 Arujá-SP

_______

Se você for de alguns desses locais ou redondezas, aproveite a oportunidade para estarmos juntos, trocarmos algumas ideias e rabiscarmos alguns livros.

Nos vemos em breve.

Sonhem conosco.

Next Page →